Apoio Psicológico Clínico e Educacional
ÁREAS PROBLEMÁTICAS
O Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Henrique Medina procura dar reposta às mais diversas problemáticas que são referenciadas pelos Diretores de Turma, as quais mencionamos abaixo:
- Adaptação/Integração escolar;
- Problemas de comportamento;
- Problemas emocionais e do humor;
- Necessidades educativas especiais (NEE);
- Distúrbio de Hiperatividade e Défice de Atenção (DHDA);
- Dificuldades de aprendizagem;
- Estratégias de Autorregulação e métodos de estudo;
- Ansiedade nos momentos de Avaliação;
- Orientação Vocacional;
- Dificuldades de relacionamento interpessoal.
METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO
Intervenção Direta
Consulta Psicológica individual
No âmbito da Consulta Psicológica individualizada, serão desenvolvidas sessões estruturadas nas suas vertentes Clínica e Educacional. Por conseguinte, estas sessões estão divididas em 2 fases: a Avaliação e a Intervenção. Para o efeito e sempre que necessário, serão usados instrumentos psicométricos para aferir certas áreas residuais das problemáticas apresentadas.
A equipa de psicólogos do SPO segue as orientações do Código Deontológico dos Psicólogos, nomeadamente, no que diz respeito à Confidencialidade e o Consentimento Informado.
Consulta psicológica em grupo
No âmbito da Consulta Psicológica em grupo, serão desenvolvidas sessões estruturadas nas suas vertentes sistémicas e familiares. Por conseguinte, estas sessões seguirão os princípios do mutualismo e do desenvolvimento de competências sociais. Neste âmbito, inclui-se, igualmente, o desenvolvimento de programas tais como o de Orientação Vocacional.
Intervenção Indireta
Consultadoria
Esta é um tipo de intervenção indireta que consiste no processo pelo qual se partilha com outra pessoa ou grupo de pessoas (docentes, encarregados de educação, assistentes operacionais, etc.) informações, ideias e opiniões sobre determinada problemática, promovendo a sua compreensão e permitindo o envolvimento de pessoas relacionadas com o alvo de intervenção, de forma a gerar bases objetivas para a tomada de decisão e para a implementação de medidas. Deste modo, o objetivo deste tipo de intervenção é promover o desenvolvimento das potencialidades da comunidade escolar (emporwerment) e, com isso, permitir a otimização dos recursos da mesma.
REFERENCIAÇÃO/ENCAMINHAMENTO
Como Proceder:
Para a referenciação/encaminhamento de casos é obrigatório o preenchimento de dois documentos - a "DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE ATENDIMENTO" e a "FICHA DE PEDIDO DE ATENDIMENTO", disponíveis na Reprografia.
O preenchimento da "FICHA DE PEDIDO DE ATENDIMENTO" deverá ser efetuado apenas pelo Diretor de Turma do aluno, sendo que a consequente entrega dos documentos supracitados deverá ser feita diretamente aos Psicólogos no SPO.