Divulgação no Exterior

2023/2024

PALESTRA "A  FISIOTERAPIA E A GRAVIDEZ"

A aluna Nuna Novo, inserida nas atividades da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), vai promover a realização de uma palestra intitulada "A Fisioterapia e a Gravidez".
Neste contexto, convidou a Dr.ª Mafalda Carreira para dinamizar uma sessão teórico/prática na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), no dia 4 de março, no auditório B4, às 10h15 min.


DIA MUNDIAL DA OBESIDADE - 4 DE MARÇO

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde, os alunos Amanda Garcia e Tiago Miranda vão promover a comemoração do Dia Mundial da Obesidade na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM).
Assim, convidam a Comunidade Educativa para vir conhecer o seu Índice de Massa Corporal (IMC), nos dias 4, 5 e 6 de março, às 10 horas, junto ao polivalente da ESHM.


6.ª EDIÇÃO DAS OLIMPÍADAS DA GEOGRAFIA 2023/2024

Realizou-se, no dia 24 de janeiro, a Primeira Eliminatória da 6.ª edição das Olimpíadas da Geografia 2023/2024, uma coorganização da Associação Professores Geografia e da Associação Portuguesa de Geógrafos. Estavam inscritos 850 alunos, em representação de 73 escolas de todo o país, dos quais 633 concluíram a prova com sucesso. Da ESHM participaram quatro alunos do 11.º ano, turma F (Gonçalo Portela, Luísa Morais, Rui Paulo Esteves e Simão Senra).
Para a Segunda Eliminatória (24 de maio de 2024) ficaram apurados 23 alunos nos quais se inclui o aluno Rui Paulo Esteves.
Força Rui!


A ESHM ESTÁ ON

As turmas de Educação e Formação Profissional, 1.º TGEI, 2.º TGPSI e 2.º TIGAS, estão a participar na atividade "Game ON", organizado pela Liga Portuguesa contra o Cancro.
Esta atividade consiste em criar um jogo físico ou digital no âmbito dos elementos/comportamentos preventivos do Código Europeu Contra o Cancro.


CURSO TAS DINAMIZA WORKSHOP DE SBV

Todas as turmas do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Henrique Medina tiveram a oportunidade de participar num workshop de Suporte Básico de Vida (SBV) que decorreu nos dias 15, 16, 20 e 22 de fevereiro. Assim, a aluna Beatriz Silva, do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, com a colaboração das colegas de turma, Bruna Cachada e Nuna Novo, dinamizou diversas sessões de SBV durantes as aulas da disciplina de Ciências Naturais das turmas do 9.º ano envolvidas nesta atividade.


XXXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA


PALESTRA “O ESTADO NOVO E A REPRESSÃO VIVIDA NO FEMININO”

No âmbito da atividade do PAA promovida pela Secção de História “25 de abril – 50 anos, 50 ações” e da Cidadania e Desenvolvimento, teve lugar, no polivalente da escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina, no dia 21 de fevereiro, uma palestra subordinada ao tema “O Estado Novo e a repressão vivida no feminino”, na qual estiveram presentes as turmas do 11º e do 12º ano do curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades e as turmas do 10º e 11º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas.
A ilustre convidada, D. Maria José Ribeiro, deu o seu testemunho da terrível opressão de que foi alvo no decurso desse período da História da nossa Nação, disponibilizando-se para responder às inúmeras questões que os alunos lhe foram colocando, o que possibilitou o cabal cumprimento dos objetivos definidos para a atividade: contrariar o branqueamento do que foi o Fascismo em Portugal e abrir novos campos de ação, para que as atrocidades cometidas nos países que estiveram ou estão sujeitos a este tipo de regime não caia no esquecimento.
A Secção de História e a Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento agradecem a todos os que quiseram participar neste evento tão importante e digno.


CONCURSO DE CARTAZES “25 DE ABRIL E CIDADANIA”


ACD PARA DOCENTES - "EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL"

A crescente diversidade cultural nas escolas é uma realidade inegável.
O contacto com estudantes provenientes de diferentes origens étnicas, culturais e socioeconómicas tornou-se a norma, tornando imperativo que os docentes estejam capacitados para fomentar um ambiente de aprendizagem inclusivo e enriquecedor.
Assim, na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro, realizaremos uma ACD subordinada ao tema Educação para a Cidadania Global onde se procurará abordar tópicos como migração, refugiados, desigualdade global e discriminação racial de forma crítica e construtiva, contribuindo para a construção de uma comunidade educativa mais consciente e ativa na resolução de desafios globais.


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL INICIADAS

No dia 07 de fevereiro, decorreu a segunda jornada do calendário competitivo da Equipa de Voleibol de Iniciadas Feminino da nossa escola. O encontro realizou-se na escola Alcaides Faria e colocou em confronto a nossa escola, com a escola da casa e ainda com o Colégio Alfacoop. No final desta jornada a nossa escola somou mais duas vitórias nos dois jogos realizados, o que nos coloca em 1.º lugar do grupo.
Na próxima 4ª feira, dia 21 pelas 14.30h teremos na nossa escola os jogos da 3º jornada desta feita, do escalão de juvenis feminino, por isso se quiseres vir apoiar a nossa equipa, aparece no pavilhão gimnodesportivo da nossa escola, contamos com o teu apoio!!!!


RENOVAÇÃO DO “SELO DE QUALIDADE EQAVET” COM CLASSIFICAÇÃO MÁXIMA!

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET) foi concebido para melhorar a qualidade da Educação e Formação Profissional. O alinhamento das instituições educativas com este Quadro de Referência é asseverado pela atribuição, por uma equipa de peritos, do Selo de Conformidade EQAVET.
Terminado o prazo de vigência do Selo de Qualidade EQAVET 2020/2023, a ESHM submeteu-se à sua renovação para o período 2023/2026, tendo obtido o Grau 3 “Alinhamento com EQAVET consolidado” - o maior dos três graus possíveis -, nos seis critérios auditados pelos peritos da ANQEP, tal como o Relatório de Conformidade com o Sistema de Qualidade EQAVET revela.
A Direção da Escola congratula-se com mais esta proeza, que reforça o seu compromisso com a qualidade e, a par da aprovação do Centro Tecnológico Especializado de Informática, garante condições propícias para a consecução de um serviço educativo de excelência ao nível da Educação e Formação Profissional. Expressa-se, nesse sentido, um sincero agradecimento a todos os agentes envolvidos no processo pelo notável trabalho desenvolvido.


CLUBE CIÊNCIA VIVA - ATIVIDADES DA ESCOLA DE CIÊNCIAS UMINHO


WORKSHOP "SUPORTE BÁSICO DE VIDA" - PAP 3.º TAS

A aluna Beatriz Silva, no âmbito da componente prática da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), vai dinamizar, dias 15, 16 e 20 de fevereiro, diversas sessões de Suporte Básico de Vida (SBV). Esta atividade tem como público alvo todas as turmas do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Henrique Medina.


MASSAGENS TERAPÊUTICAS NA ESCOLA - PAP 3.º TAS

A aluna Nuna Novo. do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, participou nas sessões de "Massagens nas Escolas", da responsabilidade do Centro de Saúde de Esposende. Esta atividade, inserida na Prova de Aptidão Profissional (PAP) da aluna, permitiu um enriquecimento da componente prática do projeto, com a introdução da aromaterapia associada às técnicas de massagens.


"O QUE ABRIL MUDOU?" - 11.º I

No âmbito do projeto de Cidadania e desenvolvimento, cujo tema é "O que abril mudou?", a turma do 11ºI criou um mini mural na sala de aula relativo ao tema. Para o efeito, os alunos inpiraram-se no Podcast #não podias/ Antena 3.


DIA MUNDIAL DO CANCRO - 3.º TAS

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) da aluna Leonor Ferreira, do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, efetuaram-se diversas atividades inseridas na comemoração do Dia Mundial do Cancro, 4 de fevereiro. Assim, começou-se por organizar uma exposição alusiva à temática do cancro, patente no bloco B da Escola Secundária Henrique Medina. Em seguida, aceitou-se o desafio da Liga Portuguesa Contra o Cancro "O desafio 5 Km - Queremos que esta ideia dê a volta ao mundo!", promovendo na turma uma caminhada que totalizou a distância referida. Ainda, se incluiu nesta iniciativa a promoção de palestras de sensibilização para a problemática do cancro, destacando-se o cancro oral.


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL INICIADAS

Na passada quarta-feira, dia 31 de janeiro, realizou-se a 1.ª jornada do calendário competitivo do CLDE - Braga, de voleibol do escalão de iniciadas feminino. A nossa Escola foi ao Colégio La Salle defrontar-se com a equipa da casa e com o Colégio AlfaCoop, destes dois jogos a nossa Equipa arrecadou 2 vitórias a 2-1 e a 3-0 respetivamente. Assim, as iniciadas obtiveram as 2 primeiras vitórias deste campeonato escolar!
Parabéns Equipa!


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

Na passada quarta-feira, dia 24/01, realizou-se a 2.ª jornada do calendário competitivo do CLDE - Braga, de voleibol do escalão de juvenis feminino. A nossa escola realizou 2 jogos na Escola Secundária de Barcelos, um com a Equipa da Casa e o outro com a Equipa da Escola Secundária Alcaides Faria. O resultado destes dois jogos ditou mais uma vez duas Vitórias para a nossa Equipa a 3 sets a 0 e a 2 sets a 1, respetivamente.
Mais uma vez as nossas alunas/atletas estão de Parabéns!


WORKSHOP "PARTO DE EMERGÊNCIA"

Com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE), o curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde participou, no dia 25 de janeiro, num Workshop intitulado "Parto de Emergência". Esta atividade, inserida no âmbito do estudo dos Cuidados de Saúde Materna, constituiu um momento de excelente formação, muito apreciada pelos alunos e professores envolvidos. Aproveitamos para agradecer, mais uma vez, aos BVE que se disponibilizaram para vir à nossa escola, colaborando ativamente na dinamização deste workshop.


VISITA DE ESTUDO AO PORTO

Os alunos do 11.º ano da ESHM, em Português, exploraram o Porto nos dias 11, 18 e 23 de janeiro. Foi uma visita de estudo focada no rico património histórico-cultural da cidade, especialmente dos períodos Barroco e Romântico.
Neste roteiro literário, descobriram maravilhas e reviveram o passado que moldou a história e a literatura. Os alunos adoraram a experiência que, segundo eles, enriqueceu não só o seu conhecimento cultural, mas também a sua aprendizagem.


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

Iniciou esta quarta-feira, dia 17, o calendário competitivo do CLDE - Braga, de voleibol do escalão de juvenis feminino e não poderia ter começado da melhor forma! A Equipa da nossa Escola deslocou-se à Escola Secundária de Barcelinhos para se defrontar com a Equipa da Casa e com a Equipa da Escola Secundária Alcaides Faria. O resultado destes dois jogos ditou duas Vitórias para a nossa Equipa a 3 sets a 0 e a 2 sets a 1, respetivamente.
Parabéns Equipa!


PROGRAMA "ESCOLA PARA PAIS" - WORKSHOP: EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL

Inserido no nosso Programa "Escola Para Pais", dinamizaremos nos próximos dias 22, 23 e 24 de janeiro, entre as 18h30 e as 19h30, um workshop dirigido a pais/EE enquanto gestores educacionais dos filhos/educandos/as. A temática escolhida para este ano é a Educação para a Cidadania Global e procuraremos ao longo do workshop sensibilizar os participantes para a necessidade de:

  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural e migratória;
  • Combater o preconceito e promover uma atmosfera de respeito mútuo na Escola e na sociedade;
  • Desenvolver cidadãos informados e comprometidos com as questões do mundo contemporâneo, nomeadamente relacionadas com as diferentes origens étnicas, culturais e socioeconómicas.
Estamos certos de que conseguiremos contribuir para a contínua melhoria da cidadania de cada um e, consequentemente, para uma Escola melhor, mais inclusiva e integradora.

 


UMA AULA NA "MULTIOPTICAS ESPOSENDE"

A turma do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, inserido na disciplina de Saúde, no âmbito da lecionação da temática “Órgãos e Estruturas envolvidas na Fisiologia da Visão”, teve uma aula especial na Ótica "MultiOpticas Esposende".
Assim, no dia 8 de janeiro, os alunos e a professora Ana Pinto foram recebidos pela optometrista Dr.ª Luísa Neiva que acompanhou toda a visita de estudo. Com muita clareza e precisão foi explicado a morfologia do globo ocular, a importância da consulta de optometria e as funções dos principais equipamentos utilizados nos exames de visão. Ainda foi bastante importante a observação das lentes usadas na correção dos principais problemas visuais, como seja a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. Durante a visita de estudo os discentes tiveram, ainda, o privilégio de realizar um rastreio visual, permitindo, desta forma, uma melhor compreensão das competências destes profissionais de saúde.
No final, os alunos e a professora agradeceram à Dr.ª Luísa o facto de ter proporcionado esta excelente oportunidade de formação, alicerçada nas boas práticas que ocorrem na "MultiOpticas Esposende".


UMA AULA NO CLUBE HÍPICO DO NORTE

A turma do 1.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, inserido no seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento, subordinado à temática “Sustentabilidade Ambiental e a Saúde”, realizou uma visita de estudo ao Clube Hípico do Norte. Nas diversas atividades que decorreram no Clube, os alunos, acompanhados pela professora da disciplina de Português e pela Diretora de Curso, ficaram a compreender em que consiste a equitação com fins terapêuticos e a sua importância como instrumento privilegiado de intervenção na procura de benefícios motores, sociais e cognitivos. Neste contexto, ficou bem patente que os utentes que procuram estas terapias alcançam melhorias notórias na sua saúde e previnem o aparecimento de outras complicações, podendo mesmo diminuir o uso de métodos mais convencionais, que apresentam um grau de complexidade superior e mais lesivos para o meio ambiente.
Agradecemos ao Clube Hípico do Norte o facto de terem proporcionado aos alunos da turma 1.º TAS esta excelente oportunidade. Assim, foi possível contactar com um espaço promotor de saúde, bastante diferente dos tradicionais locais visitados, contribuindo, desta forma, para o enriquecimento do seu conhecimento científico e tecnológico.


3.º TAS VISITA A  ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DO IPVC

Com o objetivo de permitir o conhecimento da oferta formativa da Escola Superior de Saúde (ESS), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (3.º TAS), no dia 5 de dezembro, tiveram a oportunidade de fazer uma visita de estudo a esta instituição do ensino superior. Assim, começaram por assistir a uma aula de massagens terapêuticas do Curso Técnico Superior Profissional de Termalismo e Bem - Estar, com o privilégio de experienciarem as potencialidades destas terapias. Posteriormente, a visita aos laboratórios da licenciatura de enfermagem constituiu mais um momento fascinante para a turma 3.º TAS, pois observaram modelos onde os futuros enfermeiros/as aprendem a realizar diversos procedimentos de cuidados de saúde.
Muito importante nesta atividade foi a possibilidade de os nossos alunos interagirem com os professores e os discentes da ESS, ficando, desta forma, com uma melhor perceção do que se estuda neste tipo de cursos, facto que os ajudará a fazer as suas opções no final do curso profissional, caso pretendam enveredar pelo prosseguimento estudos.


HOUR OF CODE - 2023

De 5 a 17 de dezembro, realiza-se a “Hora do Código” (Hour of Code), uma ação de âmbito internacional que pretende aumentar a consciência da sociedade sobre o que é a ciência da computação e a informática como ramo do conhecimento científico e tecnológico. A “Hora do Código” não visa ensinar uma nova competência em tão pouco tempo, mas sim proporcionar aos jovens uma oportunidade de aprender de forma divertida alguns conceitos fundamentais de programação[1].
Na ESHM, esta atividade foi dinamizada no dia 06 de dezembro, às 10h15 (3.º tempo), para a qual toda a comunidade escolar foi convidada a participar. Os professores da secção de Informática sugeriram que os alunos do Ensino Básico realizassem uma atividade envolvendo a programação em Micro:bit, no Ensino Secundário e na Educação e Formação Profissional, a sugestão foi no sentido de jogarem o CodeCombat (um jogo educativo que possibilita que se aprenda conceitos e linguagens de programação como JavaScript, Python, HTML, incluindo os fundamentos da ciência da computação)[2].
Para além desta sugestão para toda a comunidade escolar, um grupo de alunos do 2.° TGPSI foi preparado para estar na sala de aula dos colegas do 1.° TIS e 1.° TGEI a fim de dinamizar atividades da “Hora do Código” com a utilização de imagiCharm.
Foi uma aula diferente, em que os alunos partilharam conhecimentos e na qual os alunos do 2.° ano tiveram a responsabilidade de preparar e dinamizar esse momento de promoção da literacia das ciências da computação junto dos seus colegas. Sem dúvida, uma experiência a repetir.

[1] https://www.codingfest.fct.unl.pt/o-que-e-o-fct-coding-fest/o-que-e-hora-do-codigo
[2] https://en.wikipedia.org/wiki/CodeCombat


CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE: APRESENTAÇÃO DO ANTEPROJETO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP)


PALESTRA "DIREITOS HUMANOS"

No dia 4 de dezembro de 2023 teve lugar, no auditório do bloco B, uma palestra sobre Direitos Humanos, dinamizada por um ex. membro da Amnistia Internacional, Dr. José Soares, promovida pelas docentes da disciplina de Direito e de História A, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, no contexto das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos e dos 50 anos do 25 de abril. No evento participaram as turmas 12ºF, 12ºI e 12ºH. Porque a liberdade é uma conquista, conseguida com muita resiliência e sacrifício e está constantemente a ser ameaçada, nunca é demais consciencializar toda a comunidade educativa para a sua importância.


HOUR OF CODE - 2023

Realiza-se de 5 a 17 de dezembro a Hora do Código (Hour of Code), a nível nacional. Na ESHM esta atividade será dinamizada na quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 10h15 (3.º tempo), pelo que se convida à adesão por todos os docentes de forma a possibilitarem a participação de todos os alunos.

  • No Ensino Básico a proposta é de programação em Micro:bit
  • No Ensino Secundário e na Educação e Formação Profissional a sugestão é de programação de jogo em CodeCombat

 


MASTERCLASSE "COMO PROMOVER O RECOVERY - DA TEORIA À PRÁTICA"

Os alunos dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e de Técnico de Apoio Psicossocial (TAP), no dia 30 de novembro, estiveram no Congresso Internacional RECOVERY Portugal 2023, na área da saúde mental, que decorreu na cidade de Barcelos.
Assim, tiveram o privilégio de assistirem à Masterclasse "Como promover o recovery - da teoria à prática" da responsabilidade da Dr.ª Ingrid Daniels, ex- presidente da Federação Mundial de Saúde Mental e Diretora Executiva da Cape Mental Health South Africa.
Este momento de formação constituiu uma mais-valia para os nossos alunos, pois permitiu uma abordagem inovadora na área da saúde mental.


IDA AO TEATRO “O ALADINO NO GELO” - TAP

Os alunos da turma do 1.º ano do curso de Técnico de Apoio Psicossocial foram ao teatro assistir à peça “O Aladino no Gelo” em Matosinhos, no dia 24 de novembro.
Momentos pautados pela ansiedade e expectativa para assistir a um musical de nível profissional, tão importante para a formação dos alunos que frequentam este curso. Os alunos participaram efusivamente em vários momentos e observaram os cenários, o guarda-roupa, o jogo de luzes e a música que criou um ambiente mágico, onde contracenaram personagens que fazem parte das memórias da nossa infância.
A atividade constitui um momento importante de aprendizagens onde se desenvolveram competências do perfil do Aluno; se contactou diretamente com áreas de intervenção artística, de forma a estimular para a reprodução de dramatizações e representações de obras literárias; se estimulou a criatividade para o desempenho futuro da atividade profissional e de práticas de FCT mais enriquecidas.
Para além de terem adquirido conhecimentos fundamentais, relativamente aos aspetos técnicos, os alunos não deixaram de se divertir e usufruir da ludicidade da atividade.


SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2023 - "CIÊNCIA E OCEANO PARA ALÉM DO HORIZONTE"

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Secundária Henrique Medina promoveu, entre os dias 20 e 24 de novembro, a Semana da Ciência e Tecnologia, cujo tema foi "Ciência e Oceano para além do horizonte". Durante esse período, foram dinamizadas diversas atividades direcionadas à comunidade educativa, em estreita colaboração com os grupos disciplinares de Português e de Educação Especial e a Biblioteca Escolar, nomeadamente: Exposições - de pósteres científicos realizados pelos alunos do ensino secundário; de animais marinhos construídos pelos alunos dos TACS; do barco Catraia e de alguns artefactos da arte da pesca do Museu Marítimo de Esposende; de excertos das obras da literatura portuguesa relacionadas com o tema; de imagens em computadores com seres vivos do oceano em modelação 3D; Palestras - "O parque marinhos do litoral norte de Esposende" proferida pelo Dr. Vasco Ferreira e promovida pelo Museu Marítimo de Esposende; "Salvamento Marítimo e Socorros a Náufragos" dinamizada pelo Instituto de Socorros a Náufragos; "Canal Interceptor de Esposende" dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende; "Workshop: Explorando os Habitats e a Avifauna do Parque Natural do Litoral Norte" proferida pelo Artur Viana e Carlos Rio e promovida pelo Cule Ciência Viva Henrique Medina; Sessões Práticas - "Suporte Básico de Vida em caso de pré afogamento na praia".
A iniciativa contou com a participação ativa das entidades locais, nomeadamente o Clube Ciência Viva Henrique Medina, o Museu Marítimo, a Câmara Municipal, o Centro de Educação Ambiental à Associação Humanitária e Beneficente dos Bombeiros Voluntários de Esposende e ao Instituto de Socorros a Náufragos. Pelo notável envolvimento destas entidades, expressamos o nosso sincero agradecimento.


SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "SALVAMENTO MARÍTIMO E SOCORRO A NÁUFRAGOS"

"Salvamento Marítimo e Socorro a Náufragos" foi o tema da atividade que ocorreu no dia 21 de novembro, inserido no programa da Semana da Ciência e Tecnologia, alusiva à temática " Ciência e Oceano para além do Horizonte", Neste âmbito, tivemos o privilégio de receber na nossa escola, em representação da Delegação Marítima de Esposende, o senhor Sargento José Carlos Fernandes, Adjunto do Capitão de Porto de Viana do Castelo, e os Tripulantes de Estação Salva Vidas, Miguel Silva e Cristiano Faria. De forma muito prática e interativa, os nossos convidados explicaram as medidas de segurança a ter em atenção para se prevenir os acidentes nas zonas de praia e o seu papel primordial na assistência e socorro, necessários todos os dias do ano e não apenas na época balnear.
Neste mesmo dia, continuando num contexto semelhante, contamos com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Esposende para dinamizar um workshop sobre Suporte Básico de Vida. Mais uma vez, assistimos a uma sessão bastante prática com a possibilidade de todos colocarem em ação as manobras para vítimas em paragem cardiorrespiratória.
Estes dois momentos de formação foram de grande importância para os diversos alunos participantes, com um destaque especial para a Beatriz Silva, aluna do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde que teve de assumir grande parte das tarefas envolvidas nestas atividades, pois fazem parte do seu projeto da Prova de Aptidão Profissional (PAP).


DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A Escola Secundária Henrique Medina assinala, no dia 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Este dia foi definido pelas Nações Unidas numa iniciativa de não legitimação da desigualdade de género e violência contra as mulheres. A violência contra as mulheres é crime público, e é obrigação de todos contribuirmos para a consolidação desta responsabilidade. Num mundo onde, diariamente, as manifestações violentas contra as mulheres é uma realidade, nomeadamente através de casos de abuso ou assédio sexual e de maus-tratos físicos e psicológicos, a turma do 1.º ano do Curso de Técnico de Apoio Psicossocial realizou um trabalho plástico e vídeo com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para este flagelo, que é mundial, mas também local.
Pretendeu-se, assim, a par do desenvolvimento das competências técnicas do perfil profissional do curso, desenvolver atitudes e comportamentos baseados no diálogo e respeito pelos outros, promover a reflexão, o espírito crítico, a iniciativa, a capacidade interventiva, a participação ativa e o direito de cada um na sociedade.

Sara Cepa, Docente


PROGRAMA ECOVALOR 2022/2023

O Programa Ecovalor permitiu separar cerca de 27 toneladas de embalagens de plástico/metal e de papel/cartão no ano letivo de 2022/2023.
A equipa PES agradece o empenho da nossa Escola que, voluntariamente, aderiu a este programa, fomentando a consciencialização ambiental dos alunos e de toda a comunidade escolar, na certeza de que se tratam de gestos e práticas que em muito contribuem para o desenvolvimento sustentável.
O valor a receber será utilizado para reforçar e consolidar as nossas práticas.


APRESENTAÇÕES DO ANTEPROJETO DA PAP - TGPSI


"25 DE ABRIL – 50 ANOS, 50 AÇÕES"

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, inserida na atividade da Secção de História da Escola Secundária Henrique Medina “25 de abril – 50 anos, 50 ações”, encontra-se patente ao público no átrio do Bloco C, uma exposição sobre o golpe militar de 25 de novembro de 1975, promovida pelo Instituto + Liberdade. Porque é com os erros que se aprende, vale a pena visitar e relembrar.


SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2023 - "CIÊNCIA E OCEANO PARA ALÉM DO HORIZONTE"


APRESENTAÇÃO DO ANTEPROJETO DE PAP - TGPSI

A apresentação do Anteprojeto da PAP (Prova de Aptidão Profissional), do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, irá decorrer no dia 15 Novembro das 14h até às 18h30, para que possa decorrer dentro do horário estipulado, não será permitido a entrada ou saída durante as apresentações, por isso a assistência deverá entrar ou sair do Auditório B04, no horário dos intervalos pré-definidos pela Escola.


ACREDITAÇÃO ERASMUS: MOBILIDADE A TEBAS, GRÉCIA

De 12 a 18 de novembro de 2023, um grupo de alunos dos 11.º e 12.º anos, acompanhado por três professores da ESHM, deslocou-se até à cidade de Tebas, na Grécia, para participar nas atividades promovidas pela Escola Secundária 3rd General High School of Thiva, sob o tema "Participação Democrática, Cidadania e Inclusão". O programa de atividades incluiu a realização de workshops na escola, bem como duas visitas de estudo a Atenas e Corinto.
Todos os objetivos propostos foram atingidos e até superados, considerando o impacto notável na formação pessoal e no desenvolvimento de competências dos alunos. Os participantes mostraram-se muito satisfeitos com a mobilidade, realçando não apenas as aprendizagens adquiridas, mas também os laços de amizade estabelecidos.


DIA MUNDIAL DA DIABETES

No dia 14 de novembro, os professores e alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Marinhas, vão assinalar o Dia Mundial da Diabetes, realizando um rastreio para avaliação do risco desta doença.
Para o efeito, convidamos os alunos, professores, pessoal não docente e pais/encarregados de educação a dirigirem-se, no dia 14 de novembro, ao corredor junto do polivalente da ESHM, entre as 9:00 h e as 13:00 h, para ficarem a conhecer a sua glicemia.


BEBRAS (CASTOR INFORMÁTICO) 2023

De 6 a 17 de novembro de 2023, decorreu na Escola Secundária Henrique Medina, a atividade Bebras (Castor Informático) – um desafio internacional que promove o Pensamento Computacional, incentivando os alunos a pensar de forma lógica e criativa. Ao enfrentar este desafio, os alunos aprimoram suas habilidades em áreas fundamentais da ciência da computação, preparando-se para os desafios do mundo digital em constante evolução. Participaram neste desafio turmas do 7.º, 8.º, 9.º anos e do 1.º, 2.º e 3.º anos dos cursos profissionais de Informática.
O desafio teve a duração de 45 minutos, tendo os alunos inscritos participado nas categorias: Cadetes (destinada a alunos do 7º e 8º anos de escolaridade), Juniores (destinada a alunos do 9º e 10º anos de escolaridade) e Seniores (para alunos do 11º e 12º anos de escolaridade).
Muitas empresas e instituições de ensino superior reconhecem a importância das competências desenvolvidas por meio desse desafio. Os organizadores do Bebras destacam a importância de promover o interesse pelo pensamento computacional desde cedo.


ALUNOS DA HENRIQUE MEDINA VIAJAM NO TEMPO COM O SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO

No dia 3 de novembro, a Igreja Matriz de Esposende transformou-se num palco de reflexão, de história e de cultura. Os alunos do 11º ano dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos de Educação e Formação Profissional da Escola Secundária Henrique Medina foram convidados a uma viagem inusitada através da teatralização do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, apresentado pelo ator Marcelo Lafontana no espetáculo intitulado “Payassu- O Verbo do Pai Grande”.
A encenação foi mais do que uma representação artística: uma autêntica aula viva de Português, Literatura, Filosofia, Sócio-Política e de Ética. O ator Marcelo Lafontana, com maestria, deu voz às críticas sociais e morais de Padre António Vieira, ressoando-as nas paredes centenárias da igreja e nos corações atentos dos estudantes.
Os jovens foram cativados pela performance envolvente que cumpriu plenamente os objetivos da Eloquência: docere; delectare, movere. Esta ação visou suscitar, mais do que entreter, o pensamento crítico e a consciencialização sobre questões que, embora proferidas no século XVII, ainda se mostram atuais.
A Escola agradece a brilhante atuação do ator Marcelo Lafontana, a colaboração da paróquia, na pessoa do pároco Delfim Fernandes, a participação entusiasta dos alunos que mostraram ao longo do espetáculo um comportamento irrepreensível e, por último, uma palavra de apreço a todos os professores e assistentes operacionais que acompanharam os alunos e assistiram ao evento.
Esta atividade fazia parte do plano de atividades da secção de Português e mostrou ser uma experiência memorável, reforçando o compromisso da Henrique Medina em oferecer educação enriquecedora, dentro e fora das salas de aula.

Os professores de Português
(11.º ano CCH e 2.º ano CEFP)


HALLOWEEN NA MEDINA - MITOS E LENDAS DE PORTUGAL - TAP

Como forma de assinalar a data do Halloween, a turma do 1.º ano do curso Técnico de Apoio Psicossocial dinamizou, no âmbito da disciplina de Área das Expressões, nas tardes dos dias 31 de outubro e 3 de novembro, alguns jogos temáticos dirigidos à comunidade escolar.
Trata-se de uma atividade integradora que se realiza há vários anos na escola e se justifica pela adesão da comunidade escolar.
Neste ano, as temáticas trabalhadas foram mitos e lendas de Portugal, como forma de valorização do nosso património cultural e tradições orais marcantes para a nossa identidade.
Assim, desenvolveu-se um conjunto de jogos que permitiram à turma dinamizadora a exploração de diversos elementos estruturais da linguagem plástica, dramática e musical com enfatização do valor sociocultural dos jogos tradicionais que, após adaptados à época festiva, atraíram o interesse dos alunos, professores e funcionários.
O projeto teve como principais objetivos: desenvolver competências técnicas e transversais do Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória; estimular a participação na vida da escola com promoção das tradições; privilegiar a reutilização de materiais, desenvolvendo também a consciência ambiental.
Consideramos que foi uma atividade extremamente enriquecedora e positiva, quer para os futuros técnicos de Apoio Psicossocial, quer para as participantes que se divertiram, aprenderam e conviveram num exercício pleno de cidadania.

Sara Cepa, docente


PROJETO PASSE NAS ESCOLAS DO CONCELHO DE ESPOSENDE

A Escola Secundária Henrique Medina, mais concretamente o 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, na semana da alimentação, de 16 a 20 de outubro, colaborou ativamente na dinamização das atividades inseridas no projeto PASSE (Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar). Este projeto, da responsabilidade da ARS Norte e da Unidade de Cuidados na Comunidade ConVidaSaúde (Centro de Saúde de Esposende), tem como principal missão promover os conhecimentos e comportamentos alimentares saudáveis, bem como contribuir para um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação.
Assim, os alunos do curso TAS, acompanhados pela professora Ana Pinto e Enfermeira Leonor, estiveram em diferentes escolas básicas do concelho de Esposende (Escola Básica de Apúlia; Escola Básica de Forjães; Escola Básica 2, 3 António Correia de Oliveira - Esposende e Escola Básica António Rodrigues Sampaio - Marinhas), concretizando um conjunto de atividades relacionadas com a temática da alimentação saudável. Nestes estabelecimentos de ensino, privilegiaram-se, como público alvo, todas as turmas do 6.º ano de escolaridade. O projeto PASSE ainda marcou presença na Escola Secundária Henrique Medina, possibilitando, desta forma, que todos os alunos do 7.º ano de escolaridade tivessem a oportunidade de participarem nesta iniciativa.
No final da concretização do projeto, o nível satisfação dos intervenientes foi muito elevado e bastante notório, pois num ambiente de exploração de jogos com caráter lúdico, estimulou-se comportamentos alimentares saudáveis paralelamente à consolidação de conhecimentos.


I ENCONTRO DA REDE MUNICIPAL DE PSICOLOGIA DE ESPOSENDE (ReMPsi)

No contexto da celebração de seu primeiro aniversário e da organização do I Encontro da Rede Municipal de Psicologia de Esposende (ReMPsi), tivemos o privilégio de receber na Escola uma Formação Especializada para os técnicos que compõem esta rede. Este encontro, representativo de 17 entidades e contando com 36 técnicos especializados em psicologia, teve lugar no dia 17 de outubro, entre as 14h30 e as 16h00, no Auditório da Escola Secundária Henrique Medina. A formação foi ministrada pela Professora Doutora Sara de Sousa, uma profissional de vasta experiência e renome, Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, membro da Coordenação Regional de Saúde Mental da ARS Norte, terapeuta ocupacional no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de São João e professora adjunta convidada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. O Diretor da ESHM, Dr. Jorge Silva, esteve presente na sessão de abertura para endereçar as boas-vindas a todos os presentes, para destacar a importância para a Escola da constituição da ReMPsi e para apresentar a nota biográfica da prestigiada preletora da sessão.


PALESTRA "VAMOS CONVERSAR SOBRE O CANCRO DA MAMA"

No âmbito da campanha "Outubro Rosa", promovida pela "Liga Portuguesa da Luta Contra o Cancro (LPCC)", tivemos o privilégio de assistir, no dia 24 de outubro no auditório da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), a uma palestra intitulada "Vamos conversar sobre o Cancro da Mama". A oradora convidada, Sara Monte, foi aluna da ESHM, mais concretamente do curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, onde realizou a Prova de Aptidão Profissional (PAP) subordinada à temática " O papel do Técnico Auxiliar de Saúde no apoio a pacientes com Cancro da Mama".
Neste momento, a Sara é estudante da Licenciatura de Audiologia na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Porto.
Com um discurso bastante claro e esclarecedor, a palestrante cativou a plateia e deixou uma mensagem de elevada positividade face a esta doença. Realmente, ficou bem patente que é necessário continuar a investir, cada vez mais, na deteção precoce do cancro da mama, estando muito atentos a determinados sinais e sintomas.
Agradecemos à Sara a disponibilidade de voltar à sua antiga Escola, contribuindo de forma tão eloquente para esta "Onda Rosa".


PALESTRA "VAMOS CONVERSAR SOBRE O CANCRO DA MAMA"

No âmbito da campanha "Outubro Rosa", promovida pela "Liga Portuguesa da Luta Contra o Cancro (LPCC)", temos o privilégio de convidar a comunidade educativa a participar na palestra "Vamos conversar sobre o cancro da mama".
Participem nesta "Onda Rosa" e contribuam para a prevenção do cancro da mama!


CODE WEEK - WORLD FOOD DAY

No dia 18/10/2023, o 2TGPSI, no âmbito da Code Week (7-22 out) e, para comemorar o World Food Day (16 out), realizou o projeto "o que temos para jantar?". Aqui ficam alguns dos WIP de computação gráfica.


OUTUBRO ROSA

A equipa PES da ESHM, com a colaboração dos alunos da turma 1.º TAP, encontra-se a assinalar o OUTUBRO ROSA, com o objetivo de promover a consciencialização sobre o cancro da mama.
Nesse âmbito, decoraram vários espaços escolares e convidam a comunidade escolar a vestir de rosa no próximo dia 24 de outubro.


CONFERÊNCIA “ENVELHECIMENTO ATIVO - REDEFININDO A 3.ª IDADE”

Os alunos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no dia 10 de outubro, no auditório Municipal da cidade de Esposende, estiveram presentes na conferência “Envelhecimento Ativo - Redefinindo a 3.ª Idade”.
Esta iniciativa foi da responsabilidade da Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA), instituição que tem sido uma excelente parceira como entidade formadora dos nossos alunos no processo da Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Nesta conferência, os alunos tiveram a possibilidade de assistir a diversos painéis com a participação de diferentes oradores (médicos, psicólogos, investigadores e agentes de segurança pública). Ao longo da conferência transmitiu-se uma abordagem positiva em relação ao envelhecimento, reforçando- se a mensagem que a idade não é um obstáculo para uma vida plena e saudável.
A participação dos discentes nesta iniciativa foi mais uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos dos nossos alunos que brevemente estarão a prestar cuidados de saúde a utentes desta faixa etária.


COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

No dia 29 de setembro a ESHM comemorou o Dia Mundial do Coração. Neste âmbito, teve lugar, no átrio do bloco B, uma exposição de trabalhos alusivos à temática e promoveu-se um rastreio da Hipertensão Arterial.
Para a concretização desta atividade foi fundamental a excelente colaboração dos Diretores de Turma, dos alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e das senhoras enfermeiras estagiárias do Centro de Saúde de Esposende.

2022/2023

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL “FORMAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS”

A aluna Ana Rita Vilas Boas, do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, intitulada “Formação em Primeiros Socorros”, elaborou um Kit de Primeiros Socorros para ser usado na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM).
Neste Kit, a referida aluna incluiu uma caixa com divisórias onde se colocaram diversos equipamentos/materiais essenciais numa escola para se efetuar a prestação de primeiros socorros. Para ser mais fácil a realização dos procedimentos adequados a cada situação, a aluna incluiu um manual explicativo de fácil consulta.
No próximo ano letivo, os professores e pessoal não docente da ESHM já podem contar com este recurso, bastante útil em caso de situações de emergência.
Assim, a concretização deste projeto constituiu uma mais-valia no domínio dos cuidados de saúde básicos e imprescindíveis, a serem colocados em prática em contexto escolar.


PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL - CURSO TAS

Com a apresentação e defesa da Prova de Aptidão Profissional (PAP), nos dias 18 e 19 de julho, os alunos do 3.º ano, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), terminaram o seu ciclo formativo de três anos.
Os projetos apresentados subordinaram-se a temáticas muito diversas, tais como: “Formação em Primeiros Socorros”, “Cuidados de Higiene: banho no leito e no chuveiro”, “Funcionamento de uma Central de Esterilização”, “Reabilitação Física de Idosos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fão”, entre outros.
Os docentes Ana Pinto e Rafael Maranhão orientaram estas provas de natureza transdisciplinar, contando com a prestigiante presença, no júri de avaliação, da Dr.ª Manuela Sá e da Dr.ª Patrícia Gonçalves, enfermeira e médica, respetivamente, no Centro de Saúde de Esposende.
A colaboração destas duas profissionais de saúde foi fundamental, dignificando imenso este processo final de avaliação das PAP.
Os elementos do júri convidado, face à excelente qualidade de grande parte dos projetos apresentados, teceram apreciações muito elogiosas que deixaram muito orgulhosos os professores orientadores, respetivos discentes e familiares presentes.
Assim, nesta fase de conclusão da formação, desejamos a todos os alunos finalistas muitas felicidades e um futuro profissional recheado de sucessos.


I CONGRESSO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUSTENTABILIDADE (IAS)

A Escola Secundária Henrique Medina e a Escola Secundária de Barcelinhos, uniram esforços no sentido de promover articulação, colaboração e cooperação entre alunos do mesmo ano de escolaridade, com vias profissionalizantes equivalentes e que permitissem pensar as vantagens de usar a IA em prol do Vale do Cávado. Desta articulação entre escolas resultaram duas equipas. As equipas, constituídas por alunos do décimo ano dos cursos profissionais técnicos de Informática de Gestão (TIG) e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), estiveram presentes I Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade (IAS). Da parceria entre as duas escolas, resultaram dois projetos. O projeto “Cycling Paths”, apresentado sobre a forma de comunicação oral, recebeu uma menção honrosa.
A Escola Secundária Henrique Medina, apresentou, ainda mais dois projetos, em forma de poster, desenvolvidos por alunos, do 10.º ano, do curso profissional técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. O projeto “Impacto ambiental em Esposende”, recebeu o prémio de melhor poster.

Ver mais


APRESENTAÇÃO PAP - CURSO TAS

Os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, nos dias 18 e 19 de julho, irão terminar o seu ciclo formativo, apresentando os projetos da Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Tendo em conta a importância deste momento, será uma honra contar com a Vossa presença.


DELF A2 _ FÉLICITATIONS!

Os alunos do 9.º ano da Escola Secundária Henrique Medina realizaram com sucesso o exame internacional de Língua Francesa DELF Scolaire_ nível A2, que teve lugar no dia 31 de maio, na Alliance Française de Braga/Guimarães. Todos os alunos foram aprovados e obtiveram uma média global de 91%.
Face a estes resultados de excelência, felicitamos todos os alunos pelo seu empenho e dedicação ao longo do ano!
Félicitations à tous les étudiants pour leur travail et leur succès!


CURSO TAS PARTICIPA NA FESTA DA SAÚDE

Alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde participaram como voluntários na 5.ª edição da Festa da Saúde. Este evento, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), teve lugar, nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, na cidade de Viana do Castelo, contando com a organização do Serviço de Medicina da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Parabéns aos alunos voluntários!


VENHA CONHECER E EXPERIMENTAR MUAY THAI

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), o aluno João Pedro Braga vai promover uma sessão prática subordinada à temática "Vamos conhecer e experimentar MUAY THAI: Os seus benefícios para a saúde".
Esta atividade, a ter lugar no dia 29 de junho, conta com o apoio da academia "O TEMPLO das Artes Marciais".


CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - EM DESTAQUE

Congratulamo-nos com o reconhecimento pelo Ministério da Educação e consequente divulgação em dois jornais nacionais, JN e Expresso, do desempenho dos alunos dos Cursos de Educação e Formação Profissional que atingiram 100% de sucesso na taxa de conclusão dos cursos, no tempo previsto. A nossa Escola é das poucas do País a conseguir este resultado, e atingiu-o após uma melhoria sistemática em 3 anos consecutivos, passando de 75% em 2019, para 90% em 2020 e, em 2021, 100%.
E porque estes resultados só foram possíveis pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos alunos, famílias e docentes, partilhamos o reconhecimento e felicitamos toda a comunidade.


A ESHM REALIZOU O SONHO DO HUGO

Os sonhos são para sonhar e, com as sinergias certas, para concretizar!
O jovem Hugo de Almeida Sá é aluno do 11.º ano na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) e tem Distrofia Muscular de Duchenne, condição de saúde que muito tem limitado a sua vida e, também, a concretização de alguns dos seus sonhos.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da ESHM tomou conhecimento que um dos sonhos do Hugo era ver um jogo do seu clube de futebol favorito, o Sport Lisboa e Benfica, no Estádio da Luz. Todavia, a sua condição clínica parecia impedir a concretização desse sonho de menino. Assim, a referida Equipa decidiu efetuar uma candidatura ao projeto “Sonhos na Comunidade”, na plataforma UDream, que foi aceite e permitiu que aquele sonho se tornasse uma realidade e uma vivência repleta de emoção, tanto para o Hugo como para os seus pais.
Realizado o sonho do Hugo, fica o registo da imensa gratidão da EMAEI da ESHM para com a responsável da UDream, Dra. Adriana Quintão, por todo o apoio facultado no decurso do processo, e a todas as entidades que contribuíram para que tal fosse possível.
Os momentos vivenciados pelo Hugo estão disponibilizados aqui (vídeo também disponível nos canais de YouTube da plataforma UDream e da Escola e nas suas redes sociais, com referência a todos os parceiros que tornaram este sonho exequível).


DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR

Vídeo realizado pela aluna Letícia Dias do 3,º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional.


I CONGRESSO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUSTENTABILIDADE (IAS)

A Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) participou com quatro equipas, duas delas em parceria com a Escola Secundária de Barcelinhos (ESBarcelinhos), no dia 26 de maio, no I Congresso de Inteligência Artificial e Sustentabilidade (IAS) na Universidade do Minho (UMinho).
As equipas, constituídas por alunos do primeiro ano dos cursos Técnicos de Informática de Gestão (TIG) e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), participaram no evento que contou com a presença de cerca de 160 alunos do 9.º ao 12.º ano do distrito de Braga, reunindo investigadores, professores e estudantes. Este congresso teve como objetivo a interação entre a universidade, as escolas, as câmaras municipais e as empresas da região norte de Portugal, estimulando o interesse pela investigação científica.

Ver mais


AS ENTIDADES DE ESTÁGIO DO CURSO TAS

 

O Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) faz parte da oferta formativa da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) para o ano letivo 2023/2024.
Este curso conta com a colaboração de um conjunto prestigiado de Entidades que se disponibilizam todos os anos para receber os nossos alunos durante a Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T.) ou estágio.
O seu contributo para o sucesso dos nossos alunos, no prosseguimento de estudos e no mercado de trabalho, tem sido notável e bem reconhecido na comunidade educativa.
Aproveitamos para deixar um agradecimento especial a todas as Entidades pela formação de elevada qualidade que têm proporcionado aos alunos do curso TAS.


SESSÃO DE APRESENTAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA OFERTA FORMATIVA 2023/2024


COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

No dia 17 de maio, o curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde assinalou o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HTA), realizando um rastreio para a HTA. Esta atividade teve como principal propósito aumentar a consciencialização da comunidade educativa para a HTA, conhecida como a “doença silenciosa” e que, em Portugal, afeta cerca de 42% da população.
Neste contexto, convidou-se a comunidade escolar a medir a sua pressão arterial, dirigindo-se a um dos átrios dos blocos B, C ou D, entre as 9:00 h e as 13:00 h do dia 17 de maio.
Assim, aproveitamos para deixar registado o conselho da Sociedade Portuguesa de Hipertensão Arterial: "Meça sua pressão arterial, controle-a, viva mais".


UMA AULA NO HOSPITAL DE SANTA LUZIA

No dia 9 de maio de 2023, os alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram uma visita de estudo ao Hospital Distrital de Viana do Castelo.
Nesta visita, os alunos tiveram oportunidade de visitar a central de esterilização, a unidade de cuidados intermédios polivalentes, as especialidades cirúrgicas e a pediatria, de forma a compreenderem melhor as especificidades de cada serviço e as tarefas desenvolvidas pelos assistentes operacionais respetivos, de acordo com o perfil do técnico auxiliar de saúde, legalmente previsto e previamente estudado em sala de aula.
No que se refere à humanização dos cuidados hospitalares, os alunos puderam conversar com o padre capelão do hospital, bem como com dirigentes e voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.
No final da visita, os alunos mostraram-se bastante agradados com a mesma considerando que esta contribuiu para uma melhor apropriação de certos conteúdos abordados no curso.


2.º TGPSI NO "OPEN DAYS 2023" DO IPVC

Os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informação, participaram numa visita de estudo dia 17 maio ao IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo no âmbito dos OPEN DAYS - 2023 do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática.
O evento contou com sessões de depoimentos de exemplos de sucesso, de antigos alunos do curso de Engenharia Informática que pertencem a empresas tecnológicas multinacionais.
Os alunos participaram ainda num Workshop sobre Inteligência Artificial, onde foram abordados vários exemplos de aplicabilidade e simuladores, estimulando a capacidade de análise de problemas reais.

 

A “SEMANA DO PORTUGUÊS NO MUNDO” E O SARAU “O MUNDO… QUE MUNDOS?”

 

Na semana de 2 a 5 de maio, decorreram as atividades da “Semana do Português no Mundo” e o Sarau “O Mundo… que mundos?”, que integram o Plano Anual de Atividades da E.S.H.M..
Com o objetivo de promover a interculturalidade e a inclusão, houve dias representativos de vários continentes: África (2/05), Europa (3/05), América (4/05), Ásia (5/05). Assim, realizaram-se múltiplas atividades alusivas às culturas de países desses continentes, no Polivalente, na Biblioteca Escolar, no Refeitório, através da Rádio da E.S.H.M., numa mostra de integração multicultural. Prosseguindo, a comemoração culminou, no último dia, pelas 21h00, com um inefável Sarau Cultural, organizado pela Biblioteca Escolar, subordinado ao tema “O Mundo… que mundos?”, onde se expressaram, das mais diversas formas – dança, canto, poesia, teatro - professores, assistentes operacionais e técnicos, pais e alunos de várias culturas, desta Escola. Para o sucesso desta comemoração destaca-se o relevante trabalho sinergético entre a Direção, a Biblioteca Escolar, o Clube de Dança, o Clube de Teatro, o Clube de Jornalismo, o Serviço de Educação Especial, o Serviço de Psicologia e Orientação, os professores e alunos envolvidos, os assistentes técnicos e operacionais, os pais e E.E. e a Câmara Municipal de Esposende.
O Sarau e a “Semana do Português no Mundo” foram atividades basilares para a promoção da literatura e da cultura, da inclusão e da multiculturalidade, que resultaram no deleite de todos os participantes.

Afonso Real, 12ºA


COMPETIÇÕES NACIONAIS DE CIÊNCIA

No passado dia 28 de abril decorreram as Competições Nacionais de Ciência na Universidade de Aveiro. Na prova Gvida, os alunos Ana Luiza de Carvalho Ferreira Silva e Afonso Real ficaram em 4.º lugar.
Na prova Xeqmat 12, os alunos Ricardo Amorim e Rafael de Jesus Ramos ficaram 32.º lugar.
Parabéns a todos os que participaram.


PALESTRA "CONHECER A OSTEOPATIA" - TAS

No dia 4 de maio, na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), realizou-se a palestra "Conhecer a Osteopatia".
Como palestrante tivemos o privilégio de contar com a presença da Raquel Sá, ex-aluna da ESHM, mais concretamente do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, convidada na qualidade de aluna da licenciatura em Osteopatia, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.
Esta atividade teve como público alvo os formandos da Educação e Formação de Adultos (EFA) do Centro Qualifica Litoral Cávado, constituindo uma mais-valia para clarificar conceitos importantes relacionados com técnicas de Medicina Complementar.
Assim, agradecemos à Raquel Sá a excelente colaboração na dinamização da palestra.


DESPORTO ESCOLAR 2022/2023


WORKSHOP “AMBIENTES WEB IMERSIVOS”

No dia 05 de abril realizou – se, no Agrupamento de Escolas de Pombal, o Workshop “Ambientes Web Imersivos”, dinamizado pelo Professor Ulisses Mota da Escola Secundária Henrique Medina de Esposende. Este workshop foi dirigido a todas as turmas do 2.º ano do Ensino Profissional do nosso Agrupamento. O workshop realizou-se em contexto de sala de aula e teve como principais objetivos: potenciar os recursos digitais como suporte de trabalho para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita (transversal a todas as áreas curriculares); promover a leitura interativa do texto literário (Conhecer José Saramago e Conhecer a obra Memorial do Convento) e proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem em ambientes web imersivos impactantes, inovadoras, numa linguagem multimodal e com utilização de diversas ferramentas digitais. Estes objetivos enquadram-se, também, nas competências a desenvolver no domínio da resolução de problemas e da comunicação matemática dos diferentes módulos da disciplina de matemática do 2.º ano, alinhados com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os alunos participaram com entusiasmo no workshop e foram levados a viajar por ambientes web imersivos.


PROJETO SOBE NO CENTRO INFANTIL "A GAIVOTA"

Os alunos do 3.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), dinamizaram uma sessão do Projeto “SOBE” (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), em parceria com a Biblioteca da ESHM.
Esta atividade que teve lugar no dia 22 de março, nas instalações do Centro Infantil Gaivota, permitiu, mais uma vez, a vivência de importantes momentos de sensibilização para a importância da correta higiene da cavidade bucal.
O entusiasmo dos pequeninos, durante a dramatização da história "O Sonho de Masha" e no jogo didático alusivo à Higiene Oral, foi bastante notório, traduzindo-se numa interação dinâmica entre alunos de faixas etárias muito diferentes.
A concretização desta atividade constituiu uma mais-valia para todos os intervenientes, principalmente para os discentes do curso profissional que se encontram num ano fulcral do seu ciclo de formação.
Agradecemos a excelente colaboração do Centro Infantil "A Gaivota" que muito contribui para o sucesso da atividade.


APRESENTAÇÃO PROJETOS PAP: O SEU DESENVOLVIMENTO NO CURSO TAS

Com o objetivo de preparar os alunos para a fase final de defesa oral das Provas de Aptidão Profissional (PAP), realizou-se, no dia 21 de março, uma sessão intermédia, onde os discentes do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, ciclo de formação 20/23, efetuaram um ponto de situação dos projetos em desenvolvimento.
Neste evento tivemos o privilégio de contar com a presença da Dr.ª Manuela Ferreira, adjunta da Direção da ESHM, da Dr.ª Júlia Almeida, Terapeuta da Fala do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (GDPSC) da ESHM, da Dr.ª Carminda Abreu, professora na Escola Secundária de Barcelinhos e, ainda, de professores de diferentes disciplinas da turma.
Aproveitamos para agradecer a presença da Dr.ª Júlia Almeida e da Dr.ª Carminda Abreu, pois os seus comentários e apreciações críticas aos trabalhos dos alunos foram bastante pertinentes, contribuindo com propostas muito valiosas para a melhoria dos projetos.


ENCONTRO REGIONAL DE SURF E BODYBOARD - DESPORTO ESCOLAR

A Escola Secundária Henrique Medina participou, no dia 03 de maio no Encontro Regional de Surf e Bodyboard do Desporto Escolar realizado em Viana do Castelo. Representaram a escola a aluna Iara Cavalheiro do 10.º I, na modalidade de Bodyboard e o professor António Campos responsável pelo grupo de surf da Escola. A Iara classificou-se para esta fase regional da competição “Bodyboard Open” pois alcançou a 3.ª classificação na Prova Inter CLDE Braga – Viana do Castelo, no passado dia 22 de março e revelou excelente empenho na atividade tendo dignificado o nome da nossa Escola.


VISITA DE ESTUDO AO HOSPITAL LUSÍADAS

No dia 18 de abril, no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, os alunos do 2.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Henrique Medina, visitaram diferentes serviços do Hospital Lusíadas, em Braga.
Nesta visita de estudo os alunos tiveram o privilégio de contactar com profissionais de saúde muito dedicados aos serviços que prestam, destacando-se o elevado profissionalismo nos procedimentos inerentes ao funcionamento da central de esterilização, bloco operatório e exames de endoscopia.
Agradecemos ao Hospital Lusíadas a excelente oportunidade de formação que disponibilizou aos nossos alunos.

ENCONTRO INTER-CLDE VOLEIBOL FEMININO - DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se no dia 26 de abril, na Escola Básica da Apúlia, o encontro INTER-CLDE do Desporto Escolar na modalidade de voleibol no escalão de juvenis feminino, que colocou em confronto as escolas: Henrique Medina (Campeã Distrital de Braga) e a Escola Santa Maria Maior (Campeã Distrital de Viana do Castelo). Ambas as escolas, envolvidas num grande espírito desportivo e Fair-Play, realizaram um fantástico jogo, renhido ponto a ponto, set a set, com muito equilíbrio, contudo no voleibol há sempre um vencedor e um vencido e desta vez a vitória sorriu à Escola Santa Maria Maior de Viana do Castelo, que ganhou por 3 sets a 1, com os parciais: 25/23; 20/25; 25/20 e 25/20.A equipa vencedora deste encontro ficou apurada para o Regional de Voleibol do Desporto Escolar que se irá realizar na próxima semana em Espinho. Parabéns às nossas adversárias e votos de uma boa prestação na próxima fase.
De salientar que a nossa aluna Marta Rosário, foi selecionada para integrar a equipa de arbitragem, desta próxima competição regional! Parabéns Marta!
Parabéns ainda a todas as alunas/alunos que integram e ou colaboram com as Equipas de Voleibol do Desporto Escolar da nossa Escola.

Um muito obrigada à Escola Básica da Apúlia, nomeadamente à Direção e à Professora Amélia Martins, pela organização e pela forma como nos receberam com "casa cheia" com uma claque fantástica, que nos apoiou do início ao fim do jogo, contribuindo assim para uma verdadeira festa desportiva!!!!

 

TÉNIS DE MESA - DESPORTO ESCOLAR

 

No dia 19 de abril, seis alunos do Grupo-equipa de Ténis de Mesa, da Escola Secundária Henrique Medina, participaram na Fase Final da CLDE de Braga, no escalão Juvenil. A competição realizou-se na Escola Secundária de Barcelos e decorreu com um excelente nível apresentado pelos finalistas, que partilhavam um objetivo comum, o de alcançar os títulos de Campeão Distrital do Desporto Escolar de Braga, em singulares e por equipas.
A Escola Secundária Henrique Medina viria a destacar-se, uma vez que alcançou, para além do título de Campeã Distrital de singulares feminino, pela aluna Andreia Carvalho (11.º H), um 2.º lugar no setor masculino pelo aluno Pedro Solinho (10.º H).
Ambos garantiram o apuramento para a Fase Final do Regional, que se irá realizar em Penafiel, nos dias 05 e 06 de maio.
Na competição por equipas, a Escola Secundária Henrique Medina conquistou o 1.º lugar nos escalões Juvenil Masculino e Juvenil Feminino.
De salientar a excelente participação dos alunos Juízes-árbitros, Catarina Nogueira e Leandro Coutinho.
Parabéns a todos!

 

"FINAL FOUR" VOLEIBOL FEMININO - DESPORTO ESCOLAR

No dia 22 de abril as equipas de voleibol de iniciadas e de juvenis feminino da nossa escola, disputaram as respetivas "Final Four" de apuramento do Campeão Distrital de Braga.
Nesta fase final do Campeonato Escolar, as Iniciadas tiveram como suas opositoras a Escola de São Torcato, o Colégio João Paulo II e a Escola de Lamaçães, ficando classificadas num honroso 3.º lugar, num universo de 15 equipas.
As Juvenis disputaram o Título de Campeãs Distritais de Braga com as escolas: Secundária Francisco Holanda, Escola Secundária D. Maria II e o Colégio João Paulo II, ficando classificadas no lº lugar, num total de 16 equipas, sagrando-se desta forma Campeãs do Distrito de Braga! Esta classificação obtida pela equipa de juvenis, apura a nossa escola para a INTER CLDE, competição a realizar na próxima semana com a Campeã Distrital de Viana do Castelo.
Parabéns a todas as alunas!!!!!

 

ACD "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO – UMA OPORTUNIDADE"

 

Na passada quarta-feira, 19 de abril, a Escola Secundária Henrique Medina teve o prazer de receber o Professor Marco Neves para apresentar uma Ação de Curta Duração (ACD) intitulada "Inteligência Artificial na Educação – Uma Oportunidade", destinada a professores. Durante a sessão, foram abordados os desafios, oportunidades e preocupações que essa nova realidade tecnológica e digital pode trazer ao campo da Educação, onde as fronteiras entre o humano e o artificial podem ser mais ténues e esbatidas, exigindo, por isso, reflexão e conhecimento sobre Inteligência Artificial.
O tema foi iniciado com um enquadramento histórico dos marcos da Inteligência Artificial, seguindo-se uma conversa bastante interessante que levou à reflexão do público presente. Foi notável o entusiasmo e a atenção com que os docentes participaram nesta ação, demonstrando interesse em explorar mais sobre o assunto.
A ESHM congratula e agradece ao Professor Marco Neves pela sua amabilidade e disponibilidade em partilhar o seu conhecimento com a comunidade docente. Há ainda um caminho longo a percorrer e a explorar neste "admirável mundo novo".


CAMINHADA E VISITA AO CASTRO E CENTRO INTERPRETATIVO DE S. LOURENÇO

No passado dia 28 de março decorreu a usual Caminhada e Visita ao Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço, inserida na atividade “Mexa-se, não fique parado, pela sua Saúde”, um DAC que envolveu as disciplinas de Educação Física, História e Geografia, na qual os alunos participaram em jogos tradicionais e assistiram a uma explicação encenada da vivência dos povos castrejos e romanos. Para além dos alunos das turmas dos sétimos anos, a atividade envolveu também os alunos mentores, professores das respetivas turmas e professores de Educação Física, tendo decorrido com grande sucesso, contando com uma elevada adesão, entusiasmo e empenho por parte de todos os participantes.


DIA NACIONAL DO DOENTE COM AVC

No dia 31 de março, dia Nacional do Doente com AVC, inserido nas atividades do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e da Prova de Aptidão Profissional (PAP) da aluna Ana Rita Vilas Boas, realizou-se uma exposição e um vídeo alusivos à doença Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esta iniciativa teve como principal intuito alertar a comunidade escolar para esta grave problemática de saúde que constitui a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal.
Paralelamente a esta atividade, os alunos dos 1.º e 2.º anos do curso TAS efetuaram sessões de sensibilização, para alunos do 9.º ano de escolaridade, subordinadas a esta temática, distribuindo alguns materiais disponibilizados pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral. Nestas sessões, os alunos do curso TAS enfatizaram que o AVC é uma doença que se pode prevenir e tratar. Assim, explicaram adequadamente diversos fatores de risco que estão na origem do AVC, que se podem controlar, desde que se adote um estilo de vida saudável. Ainda, mereceu especial destaque a explicação dos sinais de alerta que nos permitem diagnosticar rapidamente este problema de saúde e ligar 112.


FCT NA SOLIDAL - 2.º TGPSI

O aluno Pedro Dias, do 2.º ano do Curso Profissional de Programação e Sistemas Informáticos, encontra-se a desenvolver uma aplicação móvel sobre CyberSegurança, desenvolvida com recurso ao IDE Android Studio, em Flutter/Dart utilizando uma das linguagens de programação mais solicitadas pelo mercado de trabalho.
Agradecemos à entidade de acolhimento Solidal pela oportunidade.


FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO - 2.º TGPSI

Os nossos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encontram-se a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Alunos nas suas primeiras experiências no mercado de trabalho, estão empenhados em diversas atividades.
Agradecemos à entidade de acolhimento Infotech pela oportunidade.


ESTÁGIOS 3.º TAS

No dia 27 de março, os alunos da turma 3.º TAS, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, iniciaram a Formação em Contexto de Trabalho.
Desejamos a todos um excelente início de estágio.


VAMOS CONHECER OS LOCAIS DE ESTÁGIO DA TURMA 2.º TAS

Os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Henrique Medina, estão a fazer o estágio inicial em diferentes entidades de acolhimento.
Neste âmbito, tivemos o privilégio de contar, pela primeira vez, com a excelente colaboração do Centro de Medicina Física e de Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
Agradecemos a oportunidade de formação que esta Instituição proporcionou aos nossos alunos.


FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO - 2.º TGPSI

Os nossos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encontram-se a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Alunos nas suas primeiras experiências no mercado de trabalho, estão empenhados em diversas atividades na área do hardware.
Agradecemos à entidade de acolhimento OFF Sistemas Informáticos pela oportunidade.


VAMOS CONHECER OS LOCAIS DE ESTÁGIO DA TURMA 2.º TAS

Os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Henrique Medina, estão a fazer o estágio inicial em diferentes entidades de acolhimento.
Neste âmbito, tivemos o privilégio de contar com a excelente colaboração do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, mais concretamente com o serviço do Bloco Operatório.
Agradecemos a oportunidade de formação que esta Instituição proporcionou aos nossos alunos.


CIBERSEGURANÇA - 1.º TGPSI

No dia 23 de março, os alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, assistiram a uma palestra com o Engenheiro João Lopes, da empresa Swogo, sobre Cibersegurança, onde foram abordados assuntos pertinentes e importantes sobre cuidados a ter quando navegam na Internet.
Os discentes tiveram a oportunidade de colocar algumas questões, relativas ao percurso educativo e profissional, e também sobre o tema que foi abordado.
Agradecemos imenso a disponibilidade do Engenheiro João.


VAMOS CONHECER OS LOCAIS DE ESTÁGIO DA TURMA 2.º TAS

Os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Henrique Medina, estão a fazer o estágio inicial em diferentes entidades de acolhimento.
Neste âmbito, tivemos o privilégio de contar, pela primeira vez, com a excelente colaboração da Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA).
Agradecemos a oportunidade de formação que esta Instituição proporcionou aos nossos alunos.


PALESTRA "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - UM MUNDO REPLETO DE DADOS"

No dia 22 de março, os alunos do 1.º TGPSI, 1.º TIG e 10.º I, assistiram, via Zoom, à palestra Inteligência Artificial - Um mundo repleto de dados, proferida pelo Professor Rodolfo Pinto, responsável pela coordenação da disciplina das Ciências da Computação no 1.º ciclo, na Direção Regional de Educação da região Autónoma da Madeira, a quem agradecemos a disponibilidade em abordar este tema tão atual.
Os alunos mostraram-se interessados participando na Palestra e levantando questões interessantes.


PROJETO SOBE

No dia 14 de março, os cursos profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial (TAP) e de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), do 3.º ano, dinamizaram uma sessão do Projeto “SOBE” (Saúde Oral Bibliotecas Escolares).
Este projeto, em parceria com a Biblioteca da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), visa a criação de um conjunto de dinâmicas com vista à promoção de aprendizagens sobre a saúde e comportamentos saudáveis em relação à higiene oral. Assim. foram apresentadas três histórias sobre saúde oral intituladas "O Guilherme e o dentinho", "A Albertina no dentista" e o “Sonho de Masha” com diferentes técnicas dramáticas, ensinaram uma música e foram dinamizados jogos com o objetivo de transmitir conhecimento e sensibilizar para a necessidade de se fazer uma correta higiene da cavidade oral.
A iniciativa teve como público alvo os alunos do 2.º ano da Escola Básica de Esposende. A recetividade das crianças foi muito positiva, verificando-se que aderiram às atividades com um entusiasmo bastante elevado.
Integrado nesta dinâmica, os nossos alunos dos cursos TAS e TAP desenvolveram previamente um conjunto de histórias que foram ilustradas pelas crianças do 1.º ciclo.
No final da concretização desta atividade, podemos realçar que os nossos alunos desenvolveram um conjunto de competências científicas e técnicas, mas também de índole pessoal, todas elas fundamentais para um melhor desempenho na Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e nas Provas de Aptidão Profissional (PAP).


FCT NA ESPOSENDE AMBIENTE - 2.º TGPSI

Os alunos Rodrigo Barbosa e Matias Matos do 2.º ano do Curso Profissional de Programação e Sistemas de Informação​, desenvolvem uma aplicação móvel que será utilizada por toda a comunidade, tendo como objetivo avaliar os eventos dinamizados pela mesma.
Mais uma vez, os alunos da Escola Secundária Henrique Medina encontram-se a acrescentar valor às entidades de estágio onde estão integrados no âmbito da sua Formação em Contexto de Trabalho, implementando novas linguagens de programação lecionadas nas aulas da sua formação técnica Programação e Sistemas de Informação, como é caso da framework Flutter em linguagem dart.
Agradecemos à entidade de acolhimento Esposende Ambiente pela oportunidade.


3.ª JORNADA VOLEIBOL JUVENIS FEMININO - DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se este sábado passado (18/03/2023), na nossa escola, a 3.ª jornada do grupo B, de voleibol no escalão de juvenis feminino, concluindo assim esta 1.º fase de jogos deste grupo. Com as duas vitórias arrecadadas pela nossa equipa, desta feita, frente à Escola Secundária Alcaides Faria e à Escola Secundária de Barcelos, por 3-0 e por 2-1, respetivamente, a nossa Escola ficou em 1.º lugar do grupo, apurando-se para a fase seguinte, onde irá disputar o título de Campeã Regional do Distrito de Braga, competição que irá decorrer no 3.º Período.
Mais uma vez damos os parabéns às nossas alunas/atletas por estas vitórias!


VAMOS CONHECER OS LOCAIS DE ESTÁGIO DA TURMA 2.º TAS

Os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Henrique Medina, estão a fazer o estágio inicial em diferentes entidades de acolhimento.
Neste âmbito, pela primeira vez, tivemos o privilégio de contar com a excelente colaboração do Centro Social João Paulo II, em Apúlia.
Agradecemos a oportunidade de formação que esta Instituição está a proporcionar aos nossos alunos.


FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO - 2.º TGPSI

Os nossos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encontram-se a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Alunos nas suas primeiras experiências no mercado de trabalho, estão empenhados em diversas atividades, nomeadamente, instalação de fibra ótica, programação na plataforma Node.Js, reparação de computadores, entre outras.
Agradecemos à entidade de acolhimento Sattune pela oportunidade.


FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO - 2.º TGPSI

Os nossos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encontram-se a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Alunos nas suas primeiras experiências no mercado de trabalho, estão empenhados em diversas atividades, nomeadamente, programação em Pynthon, configuração de um RaspBerry PI numa televisão, atualização de CheckPoint e Sophos, entre outras.
Agradecemos à entidade de acolhimento Impetus pela oportunidade.


APRESENTAÇÃO DAS PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL: O SEU DESENVOLVIMENTO - 3.º TAS

No dia 21 de março, a turma do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde vai efetuar a segunda apresentação intermédia da Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Nesta fase, pretende-se que os alunos mostrem à comunidade escolar as atividades inseridas no seu projeto PAP e que já foram desenvolvidas, preparando-se, desta forma, para a avaliação final que irá ocorrer no mês de julho.


SEMANA DO EMPREENDEDORISMO E DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com os restantes departamentos curriculares e estruturas e serviços de apoio educativo, promove a Semana do Empreendedorismo e da Igualdade de Oportunidades, que decorrerá entre os dias 27 e 31 de março.

Ver programa


ESHM PRESENTE NA QUALIFICA – FEIRA DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE E EMPREGO

A Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) esteve presente na "Qualifica" - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego. As turmas participantes (1.º TAS, 1.º TIG, 3.º TAS, 3.ºTAP e 3.º TGPSI) tiveram a oportunidade de visitar este grande evento que ocorreu na Exponor- Feira Internacional do Porto, no dia 2 de março. Assim, assistiram a uma montra viva de saídas profissionais e conheceram a oferta formativa de escolas, centros profissionais e estabelecimentos de ensino superior. Ainda, se pode destacar, nesta atividade, a participação dos alunos em workshops e espaços interativos, bastante motivadores, que permitiram contactar com determinadas profissões do futuro.
Para os alunos da Educação e Formação Profissional (EFP) que frequentam cursos de dupla certificação, a visita em referência revelou-se uma mais-valia, pois, por um lado esclareceu os discentes sobre vias possíveis para prosseguimento de estudos e, por outro, permitiu conhecer diversas áreas profissionais desafiantes e com elevada empregabilidade.


DIA DO PI - 1.º TGPSI

O 1.º TGPSI esteve a pesquisar sobre a relação entre o PI e a pizza. Para isso recorreu à Inteligência Artificial (IA) para criar um vídeo. O texto foi gerado por IA, utilizando o ChatGPT. Programaram ainda um robot, para desenhar o símbolo do PI ou escrever a palavra PI. Para isso, usaram o VexVR e/ou Scratch.
Vídeos dos trabalhos disponíveis nos QR Code correspondentes.


PALESTRA "PRIMEIROS SOCORROS" - 3.º TAS

No dia vinte e oito de fevereiro, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), as alunas Ana Rita Vilas Boas e Inês Ferreira realizaram uma palestra intitulada “Primeiros Socorros”. Esta atividade ocorreu na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) e teve como público alvo os alunos da Educação e Formação de Adultos (EFA).
A discente Ana Rita abordou diversas temáticas que constam do seu projeto, privilegiando o Suporte Básico de Vida Adulto, a Posição Lateral de Segurança (PLS), a Desobstrução da Via Aérea, o Desmaio e as Crises Convulsivas. A explicação do procedimento relativo ao Suporte Básico de Vida Pediátrico foi da responsabilidade da aluna Inês Ferreira.
Esta palestra teve uma vertente bastante prática, pois houve a oportunidade de se realizar demonstrações das diferentes técnicas envolvidas no socorro a uma vítima, possibilitando-se que os formandos assistentes colocassem em ação as técnicas observadas.
A promoção desta atividade revelou-se muito oportuna para as alunas do curso TAS, pois permitiu o desenvolvimento de competências fundamentais, como sejam a comunicação e o desenvolvimento interpessoal, constituindo uma forma de se prepararem para o momento crucial da apresentação final do projeto PAP, perante o júri de avaliação.
Na avaliação final da palestra concluiu-se que esta ação constitui uma mais-valia para os formandos do curso EFA tendo em referência que permitiu aumentar a sua literacia em Primeiros Socorros.


2.ª JORNADA VOLEIBOL JUVENIS FEMININO - DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se este sábado, dia 11 de março, na escola Básica de Manhente - Barcelos, a 2ª jornada, na modalidade de voleibol, do escalão de juvenis feminino.
Nesta jornada, as 3 escolas participantes, Escola Secundária Henrique Medina; Escola Secundária Alcaides Faria e Escola Secundária de Barcelinhos, realizaram os 3 jogos calendarizados, de uma forma muito participativa e empenhada. Os resultados mais uma vez foram muito favoráveis para as nossas alunas/atletas, conseguindo alcançar 2 vitórias nos 2 jogos realizados, frente às escolas oponentes - Alcaides Faria e Secundária de Barcelinhos, por 3-0 e 2-1 respetivamente. Neste escalão falta apenas realizar a 3º jornada no próximo sábado, dia 18/03/2023, na nossa escola, para podermos disputar o 1º lugar do grupo, que dá acesso à "Final Four" de disputa pelo Título de Campeão Distrital de Braga!
Parabéns a todas as alunas que participaram na conquista destas duas vitórias!


ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL – MOSTRA DE REALIZAÇÕES

Está patente no átrio do bloco B da Escola uma mostra com as produções realizadas pelas alunas do Curso Profissional TAP (Técnico de Apoio Psicossocial) no âmbito da disciplina de Animação Sociocultural, orientada pela docente Carla Alexandra Silva, nas cem aulas de que dispôs durante o corrente ano letivo.
A temática escolhida é "Terapias com Arte", onde são apresentados e explicados os trabalhos realizados pelas alunas. Retratam e demonstram os materiais, as técnicas, os processos e a "arte" criativa que nas alunas existe e a professora, em cada uma, espevitou.
São variados os momentos expostos coincidentes com os conteúdos estudados ao longo das duas unidades de formação da disciplina, especialmente, ligados à saúde/doença mental nos jovens e adultos.
Esta representação combina diferentes materiais (acrílico, vidro, barro, gesso, cartão, arame, tintas, flores…), técnicas, corres e muitas ideias. Inclui, os momentos significativos do calendário que, com tanta dedicação e carinho desvelaram. O Halloween, o Natal, o dia de S. Valentim com as "queridas cartas" que as carteiras entregaram, no dia certo pela ESHM gerando o delicioso o dia dos afetos. A fotografia e as máscaras apelam à emoção e ao refúgio da personalidade.
Trabalhos merecedores de uma olhadela e, muitos merecedores de um sitio no "espólio" da nossa Escola.
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.


CANTINHO DAS OPORTUNIDADES

O DCSH, a BE e a equipa PES, convidam a comunidade educativa a trazer para a escola um bem para troca no Cantinho das oportunidades, uma atividade promotora de solidariedade social e de sustentabilidade ambiental. Esta atividade enquadra-se na Semana do Empreendedorismo e da Igualdade de Oportunidades e realizar-se-á manhã do próximo dia 31 de março.
O bem destinado a troca deverá ser entregue na Biblioteca Escolar até ao dia 23 de março. Os bens sobrantes serão encaminhados para a Loja Social de Esposende.


VIOLÊNCIA NO NAMORO - CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Trabalho realizado pelos alunos do 12.ºJ no âmbito da Componente do Currículo de Cidadania e Desenvolvimento sobre Violência no Namoro.


ESHM PRESENTE NO BE CONNECTED – A FEIRA DE EMPREGO DO IPVC

No dia 23 de fevereiro, as turmas da Educação e Formação Profissional da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), 1.º TIGAS, 1.º TGPSI, 3.º TGPSI e 3.º TAS, participaram no "Be Connected"- A Feira de Emprego do IPVC.
Este evento, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), realizou-se no Centro Cultural desta cidade. Nesta iniciativa o IPVC reuniu duas componentes, uma de cariz mais educativa (Atividades Demonstrativas da Oferta Formativa) e outra com um predomínio da esfera empresarial (Feira de Emprego). Assim, os alunos da ESHM tiveram a oportunidade de conhecer todas as Escolas Superiores do IPVC com as suas atividades práticas e, ainda, diversas empresas da região e outros stakeholders da Educação.
A promoção destas atividades para os alunos da EFP constituiu mais uma estratégia de os motivar para o prosseguimento de estudos, fornecendo-lhes uma panóplia de vias possíveis para aumentarem as suas competências científicas e tecnológicas, após a conclusão dos cursos profissionais.


FCT NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE - 2.º TGPSI

O aluno Sérgio Martins do 2.º ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encontra-se a desenvolver uma aplicação móvel ​para a Câmara Municipal de Esposende para a área do Turismo. Dando continuidade às competências adquiridas na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, o aluno está a desenvolver a APP em Flutter com recurso ao IDE Android Studio, integrando a Base de Dados SQL da própria entidade, para a execução dos objetivos propostos pela mesma.
Agradecemos à entidade de acolhimento Câmara Municipal de Esposende pela oportunidade.


PALESTRA - SEMANA DO EMPREENDEDORISMO E DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

No próximo dia 10 de março, pelas 10:15h, a nossa Escola terá o prazer de assistir a uma palestra com o Conselheiro de Estado Domingos Abrantes, subordinada ao tema "A Luta e a Resistência à Opressão".
A atividade, enquadrada na Semana do Empreendedorismo e da Igualdade de Oportunidades promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração com a Biblioteca Escolar, destina-se a várias turmas do 12º ano.


2.ª JORNADA VOLEIBOL INICIADAS FEMININO - DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se este sábado, dia 04 de março, no Colégio Alfacoop em Ruílhe, a 2.ª jornada, na modalidade de voleibol, do escalão de iniciadas feminino. Desta feita, as equipas participantes - Escola Secundária Henrique Medina; Escola Secundária Alcaídes Faria e Colégio Alfacoop, realizaram 3 jogos entre si, muito disputados, demonstrando todas as atletas muito empenho e muita vontade de vencer!
Após uma excelente vitória por 2 sets a 1,frente ao Colégio Alfacoop que estava a jogar em casa, a nossa escola realizou um 2.º jogo contra a Escola Secundária Alcaídes Faria e voltou a ganhar, desta feita por 3 sets a 0, ficando assim em aberto para a 3.ª jornada a realizar em nossa casa, no dia 25 de março, a decisão do 1.º lugar no grupo.
Parabéns a todas as alunas que participaram na conquista destas duas vitórias!


3.º TAS NA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA SANTA ISABEL

A turma do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), no âmbito do estudo da temática "Cuidados na Alimentação e Higiene na Infância", teve a oportunidade participar em diversas atividades que ocorreram nas instalações da Creche e Jardim de Infância Santa Isabel, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Esposende (SCME).
Agradecemos à SCME a excelente colaboração!


FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO - 2.º TGPSI

Os nossos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encontram-se a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Alunos nas suas primeiras experiências no mercado de trabalho, estão empenhados no desenvolvimento de software. Desejamos que aproveitem as oportunidades que surgirão e que apliquem os conhecimentos adquiridos.
Agradecemos à entidade de acolhimento Ittekpremium pela oportunidade.


"A EDUCAÇÃO SEXUAL: IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS CONTRACETIVOS"

"A Educação Sexual: Importância dos Métodos Contracetivos" foi tema de conversa com os alunos das turmas 1.º TIGAS, 2.º ASSI e 3.º TAS. Esta iniciativa teve como principal propósito alertar para as possíveis ocorrências negativas decorrentes dos comportamentos sexuais, como sejam a gravidez precoce e as infeções sexualmente transmissíveis (IST).
Em diferentes sessões, organizadas pelas professoras Ana Pinto e Ana Azevedo, os discentes dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), de Técnico de Informática de Gestão (TIG) e de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) esclareceram algumas dúvidas ainda existentes sobre o assunto em referência.
Para colaborar nesta atividade, tivemos o privilégio de contar com a presença da ex-aluna do curso TAS, Sandra Miranda, cuja Prova de Aptidão Profissional (PAP) subordinou-se à temática "Prevenção da Gravidez na Adolescência". Desta forma, com os materiais produzidos no âmbito deste projeto (jogo didático, folhetos e questionários) foi possível criar uma dinâmica de trabalho bastante profícua, com aprendizagens deveras significativas.
Aproveitamos para agradecer à Sandra o facto de se ter disponibilizado para vir à sua antiga Escola, testemunhando o seu percurso de excelência durante a frequência do curso TAS<./font>


FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO - TGPSI

Esta, foi a primeira semana de uma nova etapa na vida e no curso dos nossos alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Para muitos, a primeira experiência no mercado de trabalho, desejamos que aproveitem as oportunidades que surgirão e que apliquem os conhecimentos adquiridos.
Voem alto.
Agradecemos às entidades de acolhimento.


VEM SENTAR-TE, HOJE, COMIGO A LER UM POEMA

"Vem sentar-te, hoje, comigo a ler um poema", na biblioteca, para comemorar o Dia de S. Valentim. Leitura de poemas da autoria do aluno Tiago do Vale, do 12.ºI e de poetas portugueses.
Parabéns aos alunos envolvidos e à professora Teresa Finisterra!


CONHECER A "LOJA SOCIAL DE ESPOSENDE"

As alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, do 3.º ano, acompanhadas pela professora Sara Cepa, visitaram a Loja Social de Esposende, no dia 25 de janeiro.
A atividade contemplou uma apresentação, o enquadramento do projeto social e comunitário da Loja, a visita às instalações, a experimentação de atividades de voluntariado e a troca de bens que as alunas levaram.
Pretendeu-se a estimulação da participação ativa, no seio da comunidade em que estamos inseridos, bem como a promoção de conhecimentos técnicos fundamentais, no âmbito do curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial.
Momentos importantes de cidadania, visando a promoção de um bem comum que sensibilizaram as alunas para atos de solidariedade e para uma economia mais sustentável. Os valores e as competências sociais saíram mais fortalecidas.
Obrigada Loja Social!


1.ª JORNADA VOLEIBOL INICIADAS FEMININO - DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se este sábado, dia 11 de fevereiro, a 1.ª jornada na modalidade de voleibol, no escalão de iniciadas feminino. As equipas participantes - Escola Secundária Henrique Medina; Escola Secundária de Alcaides Faria - Barcelos e Colégio "La Salle", em casa desta última equipa, jogaram todas entre si.
A nossa Escola nos dois jogos que realizou, obteve uma vitória frente à Escola Alcaides Faria por 3-0 e perdeu pela margem mínima 2-1 (no 3.º set por 16-14), contra o anfitrião, Colégio "La Salle". Mesmo com uma derrota nesta jornada, ainda está tudo em aberto para a nossa equipa poder lutar pelo 1.º lugar deste grupo, nos próximos encontros que se avizinham.
Parabéns a todas as alunas que participaram nesta jornada!


LA CHANDELEUR

Comemorar "La Chandeleur", no dia 02 de fevereiro, é uma doce tradição francesa que marca o fim dos dias escuros de inverno e traz esperança e prosperidade para a chegada da primavera. Este ano, foi lançado, aos alunos dos 7.º e 9.º anos, o desafio de confecionarem os tradicionais "crêpes" com os seus familiares e de partilharem com toda a comunidade fotos das suas (in)experiências gastronómicas. Esta celebração ancestral – "Festa da Luz" – continua a iluminar as nossas famílias, numa deliciosa receita que mistura "gastronomie, langue et une grande dose de diversion".


DIA DA INTERNET MAIS SEGURA

Hoje, 07 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura.
Propomos 5 jogos online, criados pela Google, que abordam as seguintes temáticas:

Diverte-te e mantém-te seguro no digital!


1.ª JORNADA DE COMPETIÇÕES DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL JUVENIS FEMININO

Realizou-se este sábado, dia 04 de fevereiro, a 1.ª jornada na modalidade de voleibol, no escalão de juvenis feminino. As equipas participantes - Escola Secundária Henrique Medina; Escola Secundária de Barcelos e Escola Secundária de Barcelinhos, encontraram-se na Escola Secundária de Barcelos e jogaram todas entre si numa manhã onde o Desportivismo e o Fair-play, foram os ingredientes principais.
Após uma excelente vitória frente à Escola Secundária de Barcelos por 2 sets a 1, a nossa escola realizou um 2.º jogo contra a escola Secundária de Barcelinhos e voltou a ganhar, desta feita por 3 sets a 0, sendo assim uma bela forma de iniciar as competições deste ano letivo, com duas vitórias a jogar fora de casa!
Parabéns a todas as alunas que participaram na conquista destas duas vitórias!


ITINERÁRIOS DA FRAGMENTAÇÃO: UMA CARTOGRAFIA DA HETERONÍMIA

Itinerários da Fragmentação: uma cartografia da heteronímia foi a proposta geradora de arrebatada reflexão entre os alunos do 12º ano, da Escola Secundária Henrique Medina.
A palestra, organizada por Teresa Finisterra, decorreu no dia 26 de janeiro, no Auditório do Bloco B, e teve como preletor Taynnã de Camargo Santos pós-graduado em Estudos Culturais, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa e doutorando no programa de Modernidades Comparadas pela Universidade do Minho, onde desenvolve uma tese na linha dos Estudos Pessoanos.
Esta experiência permitiu aos nossos alunos percorrer um itinerário de criatividade, na perspetiva do palestrante. Os alunos e os professores avaliaram-na muito positivamente.


PARLAMENTO DOS JOVENS

Encontra-se concluída a Fase Escolar do projeto “Parlamento dos Jovens” dos Ensinos Básico e Secundário, na Escola Secundária Henrique Medina.
Após terem ocorrido a campanha eleitoral e consequentes eleições, a 13 de janeiro, apurados os resultados, saindo vencedoras as listas A, no Ensino Básico, e C, no Secundário, foi de particular relevância a presença, no dia 16 de janeiro, da Sra. Deputada da Assembleia da República, Dra. Irene Costa, que dialogou com os alunos sobre o funcionamento da Assembleia da República e sobre o tema proposto para este ano letivo: “Saúde Mental nos jovens”.
A Sessão Escolar decorreu a 18, quer para o Básico (da parte da manhã), quer para o Secundário (da parte da tarde). Aí, debateram-se pontos de vista, com o intuito de selecionar as medidas a integrar o Projeto de Recomendação da Escola a apresentar na Sessão Distrital em Braga, assim como eleger os alunos que o defenderão.
Resta parabenizar todos os que, de forma entusiástica, participaram na atividade e abrilhantaram a Sessão, em particular os Senhores Deputados que, no final de março, se deslocarão a Braga para representar a nossa Escola: Afonso Silva (12.º A), Tomás Teixeira (10.º I) e Matilde Martins (10.º C), do Ensino Secundário; Thainá Oliveira (9.º A), Matilde Carvalho (9.º B) e Diogo Belinho (9.º A), do Ensino Básico.


PAP DE TGPSI, DO ANO LETIVO 2021/2022, PUBLICADO NAS REDES SOCIAIS DA FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

Jogo desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) pelo aluno Rafael Dias, no ano letivo 2021/2022. Este jogo foi publicado nas redes sociais da Fundação José Saramago por se tratar de uma aplicação informática baseada no romance "Memorial do Convento".

Jogo - Soul Collector"


DESPORTO - FATOR DE INCLUSÃO

No âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 12°B organizaram o 1.º Torneio de Boccia dirigido aos alunos com medidas adicionais da educação inclusiva da Escola Secundária Henrique Medina e do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
Este encontro proporcionou aos participantes bons momentos de partilha de experiências, sendo este, com toda a certeza, o primeiro de muitos encontros.


HORA DO CÓDIGO 2022

No dia 07 de dezembro, às 09h10, a ESHM participou na atividade "Hour of Code". Esta atividade, "Hora do Código" (www.code.org), é uma ação de âmbito internacional que pretende aumentar a consciência da sociedade sobre o que é a ciência da computação e a informática como ramo do conhecimento científico e tecnológico.
Foi com muita determinação, empenho e motivação que os alunos da ESHM, nos seus diferentes níveis, participaram na atividade desenvolvendo as suas competências em computação através da programação visual em blocos realizando as propostas disponibilizadas.


HORA DO CÓDIGO 2022


SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2022

De 19 a 26 de novembro, na Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, decorreram as comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, subordinada ao tema "Ciência para um Futuro Sustentável", tendo sido dinamizadas várias atividades.

Ver mais


CONCURSO DE POSTERS - "CIÊNCIA PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL"

De 19 a 26 de novembro, na Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, decorreram as comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, subordinada ao tema “Ciência para um Futuro Sustentável”.
Os Coordenadores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais agradece a todos os alunos e professores que participaram e colaboraram na organização das atividades.

1.º lugar
Dinis Carqueijó, Fátima Alves e Joana Carvalho (12.ºA)
2.º lugar
André Rossas, André Lima, Tiago Ferreira e Yuri Costa (11.ºB)
3.º lugar
Gonçalo Ferreira, Inês Cunha, Marta Santos e Eryna Beiba (10.ºB)

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2022

 


 

PROGRAMA ECOVALOR 2021/2022

O Programa Ecovalor permitiu separar cerca de 34 toneladas de embalagens de plástico/metal e de papel/cartão no ano letivo de 2021/2022.
A Direção da Escola congratula-se com os resultados do Programa EcoValor 2021/2022, nos quais se reconhecem práticas regulares e sistémicas promotoras de sustentabilidade ambiental.
Agradece-se a todos os que contribuíram para a recolha das embalagens de plástico/metal e de papel/cartão, em particular os alunos e os assistentes operacionais, assim como aos elementos da equipa PES pela divulgação e promoção da iniciativa.
O valor a receber será utilizado para reforçar e consolidar as práticas agora reconhecidas.


"(CON)VIVER COM A POESIA" REGRESSA À BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL DE BOAVENTURA, COM OS POEMAS DE FLORBELA ESPANCA - ORGANIZAÇÃO DA PROFESSORA CATARINA DE BRITO.

No passado dia 11 de novembro, pelas 18h, decorreu uma sessão de "(Con)viver com a Poesia", na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, com a presença relevantes personalidades, à luz de velas, escutando a incompreendida voz neorromântica de Florbela Espanca.
Num ambiente intimista, foi possível promover o deleite a várias dezenas de espetadores presentes, ao ouvirem a declamação e o canto de indeléveis poemas da poetisa Florbela Espanca. Ao som do brilhante Liszt, em "Sonho de Amor" foi, ainda, possível transportar os presentes para o imaginário de cada poema lírico.
Concomitantemente, o papel de vários alunos da Escola Secundária Henrique Medina e dos convidados da Escola António Correia de Oliveira, na atividade, sobressaiu, visto terem auxiliado, com afinco e diligência, na consecução do momento de poesia de final de tarde, que contou com a presença da Senhora Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger.
Essa indizível sessão poética, organizada pela professora Catarina de Brito, da E.S.H.M., e Margarida Capitão, da Biblioteca Municipal, revestiu-se de uma grande importância na promoção da Literatura e do gosto pela Poesia do século XX, em voz feminina, para a comunidade escolar e peri-escolar, enaltecendo o trabalho de todos os envolvidos, pois "Ser poeta é ser mais alto…".


BEBRAS - CASTOR INFORMÁTICO

Durante a semana de 07 a 11 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Técnico de Informática de Gestão e das turmas 12º C e D participaram no desafio Internacional de Pensamento Computacional - Bebras - Castor Informático.

Ver mais


ESHM FOI DISTINGUIDA COM O "SELO ESCOLA SAUDÁVEL – NÍVEL AVANÇADO"

Numa cerimónia realizada no dia 2 de novembro, na Escola Básica Escultor António Fernandes Sá, em Gervide (Vila Nova de Gaia), o Diretor da ESHM recebeu das mãos do Diretor de Serviços de Projetos Educativos da DGE, Dr. José Carlos Sousa, a certificação “Selo Escola Saudável” de nível avançado (o nível máximo entre três possíveis).

Ver mais


HALLOWEEN NA MEDINA

Assinalar Halloween é já uma tradição da Escola! É uma iniciativa esperada e valorizada pelos alunos, por isso a turma do 3.º ano do curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, na disciplina de Área das Expressões, dinamizou, no passado dia 28 de outubro a atividade denominada "Killers Medina"

Ver mais


ENSINO PROFISSIONAL: UMA DAS VIAS PARA PROSSEGUIR ESTUDOS NO ENSINO SUPERIOR

A Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) tem pautado a sua ação por valorizar a Educação e Formação Profissional. Sendo assim, com o intuito de motivar os discentes que se encontram, no presente ano letivo, nesta modalidade de ensino, convidámos três ex-alunas da ESHM, mais concretamente do curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), para participarem numa tertúlia intitulada “Ensino Profissional: Uma das vias para prosseguir estudos no Ensino Superior”..

Ver mais


HUGO CAMPOS DISTINGUIDO COM CARTÃO BRANCO NA MODALIDADE DE BADMINTON

A cerimónia de entrega de prémios "Cartão Branco" 2021/22, decorreu no passado dia 13 de outubro, no Auditório do Centro da Juventude de Lisboa, nela foram reconhecidos alunos e professores, que no âmbito das provas desportivas do Desporto Escolar, revelaram comportamentos e atitudes de grande relevo ao nível da ética e integridade desportiva. O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, implementado desde 2015 pelo IPDJ em parceria com a Confederação de Associações de Juízes Árbitros de Portugal, com o objetivo de promover os valores do "Fair-play" na prática desportiva. De entre vários alunos de todo o País, o aluno Hugo Campos da Escola Secundária Henrique Medina, foi distinguido nesta categoria com Cartão Branco, na modalidade de Badminton, por ter sido um exemplo no que respeita à ética desportiva e "Fair-Play" nas competições desportivas promovidas pelo Desporto Escolar, nomeadamente na final nacional.
Parabéns Hugo!
.


REFLEXÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TEMA INCLUSÃO

No passado dia 17 de outubro, no âmbito da disciplina de Português, o tema “Inclusão” foi debatido entre colegas da mesma turma com o apoio da Professora Catarina de Brito juntamente com a Professora Bibliotecária Fernanda Vilarinho, na Biblioteca da E.S.H.M..
Neste Debate profícuo, com o propósito de Reflexão e Sensibilização, foram abordadas as seguintes temáticas: Filosofia da Ética, “Os jovens são os adultos do futuro”, Diversidade Cultural, Ensinar os Pais, Solidariedade e Apoios Sociais, Projetos da Escola (Mentoria Interpares, Aula Dada Pelo Aluno), Cidadania e Desenvolvimento e os Direitos Humanos, Línguas Diferentes. Foi alvo também indicar ideias sugestivas acerca das Fragilidades a colmatar, tais como: Palestras acerca das diferentes Religiões, Explicação sobre Deficiência (Linguagem Gestual), Partilha de Culturas (Experiências de Vida), B.E. com livros em todas as línguas. Afinal, o Projeto “Mentoria Interpares” é uma atividade da E.S.H.M. para melhorar a Inclusão.
A realização deste Debate “Dá Voz às tuas Ideias” revestiu-se de grande importância, pois desenvolveu competências Educativas e Reflexivas do P.A.S.E.O., verificando-se, assim, a modernidade da nossa Escola. Segundo o Educador e Filósofo Paulo Freire: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”.
Ana Silva, 12.º A
.


OUTUBRO ROSA

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. No âmbito do projeto - Outubro Rosa | Semana da prevenção do cancro da mama -, a Equipa de Promoção e Educação para a Saúde e a Direção da E.S.H.M., convidam toda a comunidade escolar a vestir, durante o mês de outubro, uma peça de roupa cor de rosa, de forma a assinalarmos o ‘Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama’.

"PREVENIR O CANCRO DA MAMA É O PRIMEIRO GESTO PARA O VENCER."


ARTIGOS DE OPINIÃO SOBRE O PROJETO MENTORIA INTERPARES - 12.º A

No passado dia 15 de setembro, decorreu a oitava edição do Projeto Mentoria Interpares da Escola Secundária Henrique Medina.
Este Projeto teve quatro sessões de preparação onde cada um dos responsáveis foi elucidado para o encargo de receber os colegas novos. O âmago deste Projeto visa acolher esses novos alunos e fazer-lhes uma visita guiada pela Escola, de modo a tornar indelével, nos alunos, a experiência no espaço e escolar. E, assim, se fez! Chegado o dia quinze, esteve-se perante a nova jovialidade da E.S.H.M. que ainda se mostram “verdes” e inaptos, mas atenta e esmeradamente escutaram, enquanto, juntos, se investigou o novo espaço escolar.
Como parte integrante deste trabalho articulado e coordenado, viu-se a complacência com que os mentores fizeram o seu trabalho e os novos alunos receberam as informações, enaltecendo, por essa razão, a realização deste Projeto da E.S.H.M..
Afonso Silva, 12.º A
.

Uma iniciativa da Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Henrique Medina, o Projeto “Mentoria Interpares”, coordenado pela Professora Fernanda Vilarinho e pelos Psicólogos Miguel Durães e Paula Martins, visa a inclusão e redução da indisciplina, na Escola.
Neste plano de ação, de início de ano letivo, os alunos do último ano do Ensino Secundário são convidados e orientados à função de receber e acompanhar os novos estudantes dos 7.º, 10.º e 1.º anos dos Ensinos Regular e Profissional e os seus Encarregados de Educação.
A tarefa de mentorear proporciona tanto aos alunos recebidos, quanto aos mentores, qualidades fulcrais para a vida académica e também pessoal dos envolvidos. Estes valores podem ser expressos pela responsabilidade, pela autonomia e pelo espírito de entreajuda dos veteranos, mas também, pelo sentimento de inclusão, de pertença, e de amizade fomentado entre os mentoreados. Com este Projeto, as ordens de saída da sala de aula reduziram, consideravelmente, assim como a taxa de abandono escolar.
Desta forma, observa-se que a “Mentoria Interpares” tem sido uma mais valia tanto para os alunos, quanto para a nossa Escola, que apesar de não ter sido a pioneira na introdução do Projeto, tem sido renovador para cada ano letivo, nesta Instituição de Ensino.
Ana Silva, 12.º A
.


COMEMORAÇÃO DO DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA


ESHM PARTICIPA NAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2022

No âmbito da disciplina de Área das Expressões, as alunas do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial participaram nas Jornadas Europeias do Património, promovidas pelo Município de Esposende e subordinadas ao tema do Património Sustentável..

Ver mais

2021/2022

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL TGPSI - CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NO PNL 2027

Jogo desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Inspira-se na obra “Memorial do Convento” de José Saramago e usa as mecânicas dos jogos Super Mario Bros e o Super Tux. É um jogo de plataforma 2D, desenvolvido no Construct 3. Registado o cenários de aprendizagem no PNL2027.
SOUL COLLECTOR


DEFESA ORAL DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2022 - TGPSI

Teve lugar no dia 19 de julho, na Escola Secundária Henrique Medina, a defesa oral das Provas de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (GPSI)
Tratando-se de um evento aberto à Comunidade Educativa, os alunos finalistas puderam contar com a presença dos seus Encarregados de Educação, amigos e tutores da FCT e e colegas de outros anos do mesmo curso.
Com projetos incidindo sobre variados temas, tivemos trabalhos na área dos jogos digitais, experiências de Realidade Virtual e Inteligência Artificial, assim como Websites.

Ver mais


DESPORTO ESCOLAR - CAMPEONATOS NACIONAIS ESCOLARES DE INICIADOS 2022

Realizou-se entre os dias 30 de junho a 03 de julho, em Loulé, os Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados 2022, do Desporto Escolar. O nosso aluno Hugo Campos do 9.ºA, em representação da escola António Correia de Oliveira através dos protocolos realizados entre escolas, sagrou-se Campeão Nacional na modalidade de Badminton (singulares), ao vencer na final por 2 sets a 1.
Além da conquista do título, foi exibido ao Hugo o cartão branco de Fair-play na meia-final, por ter pedido ao árbitro para repetir um ponto ganho por ele quando o seu adversário partiu a raquete e como o adversário não tinha mais raquetes para continuar o jogo, o Hugo emprestou-lhe a sua raquete suplente para o seu adversário poder continuar em prova!
Parabéns Hugo é deste espírito que se fazem os Campeões!


ATIVIDADES DO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE NO ANO LETIVO 2021/2022

Durante o ano letivo de 2021/2022, o plano de atividades da Escola Secundária Henrique Medina, concretizado pelo Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, implicou a dinamização de diversas iniciativas bastante enriquecedoras para a formação dos nossos alunos.
Vamos conhecer algumas das atividades do Curso TAS!


CURSO TAS PARTICIPA NO PROJETO SOBE

O 1.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), com o objetivo de sensibilizar os alunos do 1.º Ciclo para a importância da Saúde Oral, esteve presente, no dia 6 de junho, na Escola Básica António Correia de Oliveira. Assim, foram concretizadas diversas atividades, inseridas no projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), em parceria com a Biblioteca Escolar da ESHM.

Ver mais


UMA TARDE NA MEDINA 2022

Nos dias 01 e 02 de junho, a Escola Secundária Henrique Medina abriu as suas portas aos alunos do 9.º ano das Escolas do Concelho de Esposende. Durante as tardes dos referidos dias, os alunos puderam visitar exposições organizadas pelos diferentes grupos disciplinares da nossa Escola, bem como, ouvir e tirar dúvidas sobre a Oferta Formativa para o próximo ano letivo.

CPTAS
CPTIG
CPTGPSI
EDUCAÇÃO ESPECIAL

ALUNAS DO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL VISITAM MUSEU DE OLARIA E APRENDEM PINTURA EM AZULEJO

No dia 31 de maio, as alunas do curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial visitaram as exposições do Museu de Olaria de Barcelos e participaram na oficina de pintura em azulejo.
A atividade complementou as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, estimulou a criatividade, promoveu competências para o desempenho da Formação em Contexto de Trabalho e Provas de Aptidão Profissional e, futuramente, o desenvolvimento da atividade profissional. Em simultâneo, incutiu-se a importância de frequentar espaços culturais e promoveram-se competências do PASEO.
Uma iniciativa muito apreciada pelas alunas.


ALUNAS DO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL PARTICIPAM NA SEMANA DA BIODIVERSIDADE

Na sequência das atividades programadas pelo Centro de Educação Ambiental, para assinalar a semana da Biodiversidade, as alunas do curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial participaram num conjunto de dinâmicas.
Assim, no dia 27 de maio, as alunas visitaram a exposição “O outro Mundo” – recordar Prof. Aires Pires, assistir ao teatro de marionetas “O casamento de Krappi”, participar na oficina “Música e ambiente”, e assistir à hora do conto.
As atividades alertaram para a necessidade e importância da preservação da diversidade biológica. Esta comemoração foi proclamada pelas Nações Unidas a 22 de maio, data que foi adotado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, em 1992.
A biodiversidade continua a ser a resposta a vários desafios de desenvolvimento sustentável, de soluções que vão da natureza ao clima, as questões de saúde, segurança alimentar e hídrica, e meios de subsistência sustentáveis. No âmbito do curso, as alunas contactaram com variadas técnicas expressivas o que lhes possibilitou aumentar o leque de conhecimentos técnicos fundamentais para o exercício profissional.


UMA AULA NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HOSPITAL DE BRAGA

No dia 12 de maio, os alunos, do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, tiveram a oportunidade de experienciar uma aula na Central de Esterilização do Hospital de Braga.
Esta atividade surgiu no âmbito das disciplinas de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG) e de Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde (GOSCS).
Assim, foi possível visualizar e colocar em ação determinados procedimentos inerentes ao processo de esterilização de dispositivos médicos, fundamentais para a prevenção e controlo das infeções hospitalares.
O contacto com estes serviços de saúde foi muito importante, pois os discentes vivenciaram contextos que, brevemente, poderão ser possíveis locais de estágio ou de exercício da sua atividade profissional.


ENCONTRO NACIONAL DO DESPORTO ESCOLAR JUVENIS 2022

Nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio a Escola Secundária Henrique Medina participou no Encontro Nacional do Desporto Escolar Juvenis 2022 realizado em Viana do Castelo e Caminha. Foram apurados para esta fase final das provas do Desporto Escolar os alunos José Rodrigo Ribeiro na modalidade de Bodyboard tendo obtido o 2.º lugar na fase regional, Lara Ferreira no Ténis de Mesa tendo alcançado a 4.ª classificação na fase regional e Catarina Nogueira como Juiz-Árbitro de Ténis de Mesa. Os três alunos, acompanhados pelo professor António Campos, tiveram excelente participação na atividade empenhando-se nas competições, participando nas atividades protocolares do evento e de convívio, tendo aproveitado para conhecer os colegas de todo o país e desfrutar do momento.


SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA

O Secretário de Estado da Educação, António Leite, marcou presença na cerimónia de inauguração da primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, que decorreu na tarde de hoje, 20 de maio, e na qual marcaram também presença o Diretor Geral e o Delegado Regional da DGesT (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), respetivamente João Miguel Gonçalves e Sérgio Afonso, entre várias outras individualidades.
“Estamos perante um excelente exemplo de cooperação entre o Ministério da Educação e uma autarquia”, afirmou António Leite, reconhecendo que “nem sempre tudo corre bem”. Afiançou, contudo, que existe “uma vontade firme de resolver os problemas que ainda subsistem, de nos entendermos e chegar a bom termo”. “Estamos no bom caminho”, afirmou, considerando que “há agora uma responsabilidade acrescida, na medida em que ficou demonstrado que era possível fazer mais e melhor, e agora torna-se patentemente necessário fazer o que falta”.
Numa intervenção onde vincou que “a democratização da Educação foi sempre o que mais interessa”, o governante abordou a questão da delegação de competências que a Administração Central tem em curso, nomeadamente na Educação, garantindo que “quando o Estado faz descentralização não é para se ver livre de problemas e de responsabilidades”, mas antes para “aproximar quem tem a capacidade de resolver os problemas, dos que ganham em ser resolvidos com a proximidade”.
A terminar, saudou o Diretor da Escola Secundária Henrique Medina, João Furtado, expressando o reconhecimento do Ministério da Educação pelo seu “extraordinário trabalho”.

Ver mais

 
 
 

REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA - INAUGURAÇÃO DAS OBRAS - 1.ª FASE


DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL


DESPORTO ESCOLAR - PADEL

No passado dia 11 de maio, foi realizada a última jornada, do Torneio Distrital do Desporto Escolar, da modalidade de Padel, onde competiu a equipa da nossa escola com mais três escolas, nos escalões de: Infantis (sub13); Iniciados (sub15) e, Juvenis (sub18), num total de 19 alunos participantes masculinos. Nesta competição destaca-se os resultados obtidos pelas duplas:

Sub 13 -Infantis B masculinos

  • Manuel Neiva (7.ºB) e João Miquelino (7.ºB), 1.º lugar;

  • Hugo Afonso (7.ºB) e Nuno Cardoso (7.ºB), 3.º lugar.

 

Sub 15 – Iniciados masculinos

  • David Santiago (9.ºD) e Rodrigo Almeida (8.ºB), 1.º lugar;

  • Ivo Silva (8.ºA) e Isaac Gonçalves (8.ºA), 2.º lugar;

  • António Meira (9.ºB) e Leonardo Hipólito (9.ºB), 3.º lugar.

 

Parabéns a todos os alunos deste grupo/equipa que participaram de forma muito honrosa no torneio de Padel, no “Top Padel” em Guimarães.


OFICINA "À DESCOBERTA DA NATUREZA" - TAP

As alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial voltaram ao Centro de Educação Ambiental dia 10 de maio, para participar na oficina ”À Descoberta da Natureza”. Nesta atividade, que consta no Plano de Atividades do CEA, abordou-se a importância das plantas e as suas diversas utilizações.
Depois de se compreender a importância das plantas e as suas múltiplas utilizações no dia-a-dia do Homem, cada aluna elaborou um sabonete à base de glicerina, onde foram adicionadas flores secas de alfazema e essência de laranja doce.
A iniciativa proporcionou mais um recurso de trabalho para as futuras técnicas, mas também um conjunto de informações importantes na formação de cidadãos críticos, autónomos e solidários.


ESHM CONQUISTA 2.º LUGAR NA 1.ª FASE DO CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTSAL, JUVENIS MASCULINOS

No dia 23 de abril, foi disputada a última jornada do torneio distrital do desporto escolar, da modalidade de Futsal, em juvenis masculinos, em Viana do Castelo. O primeiro adversário foi a equipa da E.B.S. do Vale do Âncora, tendo a escola vencido por vitória administrativa (equipa incompleta por não ter apresentado 10 elementos a jogo). No segundo jogo, a ESH Medina teve uma prestação desportiva menos conseguida e foi derrotada pela E.S. de Santa Maria Maior, de Viana do Castelo, e não ficou apurada para a Fase Regional Norte. Os resultados dos jogos foram os seguintes:

  • 1.º jogo, E.S.H. Medina – E.B.S. do Vale do Âncora (vitória por 3-0);

  • 2.º jogo, E.S.H. Medina – E.S. de Santa Maria Maior, Viana do Castelo (derrota por 0-10).

A E.S.H. Medina terminou a sua participação na 1ª fase do Campeonato Distrital de Futsal, juvenis masculinos, no 2.º lugar da série única.


ESHM VICE-CAMPEÃ REGIONAL DE VOLEIBOL INICIADAS FEMININAS

Realizou-se no dia 30 de abril, a "Fase Final - Final Four" para apuramento do Campeão Distrital de Braga, na modalidade de voleibol, no escalão de iniciadas feminino. Num universo de 16 Equipas do Distrito de Braga, foram apuradas as escolas que conquistaram o 1.º lugar na sua série, a saber: Colégio João Paulo II; Escola Secundária Henrique Medina; Escola Básica e Secundária de São Torcato e Escola Básica de Lamaçães. O sorteio ditou que a nossa escola jogasse com a EBS de São Torcato e a Escola de Lamaçães com o Colégio João Paulo II.
Após uma excelente vitória face à escola de São Torcato, por 2-1, a nossa escola ficou apurada para a final contra a Escola de Lamaçães. Neste jogo de apuramento do 1.º e 2.º lugares da competição, a nossa escola debateu-se de forma empenhada e tentou disputar o jogo ponto a ponto, contudo não conseguiu vencer o encontro e perdeu por 3-0.
Ficam aqui os Parabéns a todas as alunas que participaram na conquista do 2.º lugar no campeonato regional de Braga do Desporto Escolar, na modalidade de voleibol, no escalão de iniciadas Feminino.

 

ENSINO PROFISSIONAL DA ESHM PRESENTE NA 13.ª EDIÇÃO DA QUALIFICA

 

Os alunos dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde (1.º e 2.º anos), de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (1.º ano) e de Técnico de Apoio Psicossocial (2.º ano), da Escola Secundária Henrique Medina participaram, no dia 21 de abril, numa visita de estudo à 13.ª edição da Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego.

Ver mais


DIA MUNDIAL DA TERRA - À DESCOBERTA DA NATUREZA - TAP

No dia em que se assinalou o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, as alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial visitaram o Centro de Educação Ambiental para participar na Oficina “À descoberta da Natureza”.
A oficina contemplou uma abordagem teórica ao mundo das plantas aromáticas e curativas, a pintura de um vaso cerâmico, a visita ao horto Municipal e a plantação de plantas aromáticas.
Uma aula diferente, cuja finalidade foi criar uma maior consciência comum para os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. Enquanto futuras técnicas, as alunas, desenvolveram competências que lhes permitirão ser profissionais mais conscientes e atuantes.


DESPORTO ESCOLAR - TÉNIS DE MESA

No dia 20 de abril, cinco alunos do Grupo-equipa de Ténis de Mesa da Escola Secundária Henrique Medina participaram na Fase Final da CLDE de Braga, no escalão Juvenil. A competição realizou-se na Escola Secundária de Barcelos e decorreu com um excelente nível apresentado pelos finalistas, que partilhavam um objetivo comum: o de alcançar o título de Campeão Distrital do Desporto Escolar de Braga, no presente ano letivo.
A Escola Secundária Henrique Medina viria a destacar-se, uma vez que alcançou, para além do título de Campeã Distrital pela aluna Lara Ferreira, um 5.º lugar e um 8.º lugar no setor masculino, pelos alunos Pedro Solinho e Samuel Catarino, respetivamente.Os três primeiros classificados foram premiados com medalhas entregues pelo Professor Luís Meném, e apuraram-se para a Fase Final do Regional, que se irá realizar em Vila Real, no dia 4 de maio.
De salientar, mais uma vez, a excelente participação dos alunos Juízes-árbitros Catarina Nogueira e Leandro Coutinho.
Parabéns a todos!


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

No dia 23/04, a equipa de iniciadas de voleibol feminino da nossa escola conquistou mais duas vitórias contra a Escola Secundária Alcaides Faria e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com o resultado de 2-1 em ambos os jogos realizados.
Com estas duas vitórias, a nossa equipa alcançou o 1.º lugar da sua série, conseguindo assim a presença na "Final Four", para a decisão do título de Campeãs Distritais de Braga!
Parabéns!!!!


CURSO - SUPORTE BÁSICO DE VIDA - TAS

As turmas dos 2.º e 3.º anos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram o curso de Suporte Básico de Vida (SBV) Adulto e Pediátrico. Para o efeito, contou-se com o excelente apoio dos Bombeiros Voluntários de Esposende que, mais uma vez, colaboraram com a ESHM, proporcionando aos discentes uma formação de elevada pertinência.
No final do curso SBV, os alunos foram sujeitos a uma avaliação da componente prática, condição obrigatória para se obter o certificado com acreditação do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica). A este propósito, sublinhamos o facto de as classificações obtidas terem sido bastante elevadas, revelando o empenho e dedicação de todos os formandos.
Agradecemos, desde já, a colaboração destas instituições, que têm contribuído para o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de futuros profissionais de saúde.


AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PAIS/EE - INTERNET SEGURA

 


 

DESPORTO ESCOLAR - CORTA-MATO

Nos passados dias 01 e 02 de abril a Escola Secundária Henrique Medina participou no Corta-Mato Nacional realizado em Valença com um aluno, Leandro Silva, que revelou grande interesse, empenho e entusiasmo pela atividade e representou de forma excelente a Escola, tendo alcançado o 6.º lugar na prova de Juvenis masculino com limitações funcionais.


OLIMPÍADAS NACIONAIS DAS RESERVAS DA BIOSFERA 2022: ALUNOS DA ESHM NOS 10 MELHORES A NÍVEL NACIONAL

Os alunos Ana Luiza Silva, Ricardo Ferreira e Vânia Ferreira, do 11.º D, participaram como equipa na primeira eliminatória do concurso das Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera, realizando as duas componentes da eliminatória: prova teórica, em 16 de Fevereiro, e construção de um poster científico, entregue em 13 de março.

Ver mais


DESPORTO ESCOLAR - FUTSAL

No dia 02 de abril, foi disputado o primeiro jogo do torneio distrital do desporto escolar, da modalidade de Futsal, em juvenis masculinos, o primeiro adversário foi a equipa da E.P.T. do Ave. Na quarta-feira, dia 6 de abril, foi encerrada a jornada com a disputa do segundo jogo com a equipa da E.P. de Fermil. Os resultados dos jogos foram os seguintes:

  • E.S.H. Medina – E.P.T. do Ave (9-3), 2 de abril;

     

  • E.S.H. Medina – E.P. Fermil (10-2), 6 de abril.

     

Parabéns aos alunos pelas duas vitórias conseguidas e mais uma excelente participação da nossa escola.


AÇÃO DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL 2022, ESHM ESTEVE PRESENTE!

No dia 1 de abril, as alunas do 2.º ano do curso Técnico de Apoio Psicossocial participaram na ação de voluntariado ambiental, com a limpeza de praias e zonas ribeirinhas do concelho.

Ver mais


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

Realizou-se este sábado, dia 02 de abril, a "Fase Final - Final Four" para apuramento do Campeão Distrital de Braga. Num universo de 17 Equipas do Distrito de Braga, foram apuradas as escolas que conquistaram o 1º lugar na sua série, a saber: Colégio João Paulo II; Escola Secundária Henrique Medina; Escola Secundária Carlos Amarante e Escola Secundária Caldas das Taipas. O sorteio ditou que a nossa escola jogasse com o Colégio João Paulo II e a escola Carlos Amarante com a escola das Taipas.
Após uma excelente vitória face ao Colégio João Paulo II, por 2-1, a nossa escola ficou apurada para a final contra a Escola Carlos Amarante. Neste jogo de apuramento do 1.º e 2.º lugares da competição, a nossa escola debateu-se de forma empenhada e digna disputando o jogo ponto a ponto, contudo não conseguiu vencer o encontro e perdeu por 3-0.
Muitos Parabéns a todas as alunas que participaram na conquista do 2.º lugar no campeonato regional de Braga do Desporto Escolar, na modalidade de voleibol, no escalão de juvenis Feminino.

 

UM ANO LETIVO MUITO PRODUTIVO - 3.º TGPSI

 

Os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação e Sistemas Informáticos (TGPSI), durante o presente ano letivo, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do mercado de trabalho, quer em Portugal, quer no estrangeiro, abrindo horizontes para a escolha do futuro profissional.

Ver mais


DESPORTO ESCOLAR - PADEL

No dia 30 de março, foi realizada a 3.ª jornada, do torneio distrital do desporto escolar, da modalidade de padel, na instalação desportiva “Top Padel em Guimarães”.
A final, no escalão de Iniciados (sub15), foi disputada por duplas da ESHM, tendo repetido o 1.º lugar, a dupla, David Santiago (9.ºD) e Rodrigo Almeida (8.ºB); em 2.º lugar, ficou a dupla, Diogo Belinho (8.ºA) e Ivo Silva (8.ºA), e em 3.º lugar, a dupla, António Meira (9.ºB) e Leonardo Gonçalves (9.ºB). No escalão de juvenis (sub 18), a dupla, Pedro Silva (9.ºB) e Bruno Novoa (12.º H) voltaram a ficar em 2.º lugar, a dupla, Gonçalo Simões (12.ºF) e Tomás Morgado (12.ºF), ficaram em 3.º lugar.
Os nossos alunos voltaram a ter uma honrosa participação desportiva, mas mais importante, tiveram uma postura muito responsável e divertida que dignificou a nossa escola.
Parabéns a todos os alunos deste grupo/equipa.


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

No dia 26 de março, na Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, a Equipa de Voleibol de Iniciadas Feminino do Desporto Escolar, realizou a 2.ª jornada de jogos da sua série, conquistando mais duas vitórias, por 3-0 contra a equipa da casa e por 2-1, contra a Escola Alcaides Faria de Barcelos.
Muitos Parabéns pelas conquistas!


DESPORTO ESCOLAR - CANOAGEM

Vinte e um alunos do Grupo/Equipa de Canoagem da nossa escola participaram, dia 4 de março, no 1º encontro Canoagem CLDE BRAGA, realizado no Clube Náutico de Fão, obtendo o 2º lugar.

Ver mais


DESPORTO ESCOLAR - TÉNIS DE MESA

O Grupo-equipa de Ténis de Mesa da Escola Secundária Henrique Medina recebeu, na passada 4.ª feira (23 de março), a Escola Secundária de Barcelinhos e o Agrupamento de Escolas de Barcelos, para disputar a 2.ª jornada do escalão de Juvenil (Série A).
A formação da ESHM, constituída por 8 alunos praticantes, obteve um desempenho muito bom, tendo os alunos Pedro Solinho, Samuel Catarino, David Belinho, Lara Ferreira e Henrique Pereira alcançado, respetivamente, o 1.º, 2.º, 6.º, 7.º e 10.º lugares individuais da competição.
Acompanharam a equipa, nas funções de juízes-árbitros, os alunos Catarina Nogueira e Leandro Coutinho, que também tiveram um ótimo desempenho.
Parabéns a todos!


DESPORTO ESCOLAR - SURF E BODYBOARD

Os alunos Gonzalo Gonçalves, José Ribeiro, Axel Cepa e Dinis Lima, do grupo/equipa de Surf e Bodyboard da Escola Secundária Henrique Medina, participaram no 2.º Encontro do Desporto Escolar, fase CLDE para avançados, realizado no dia 23 de março, na praia do Cabedelo em Viana do Castelo.
As excelentes condições do mar proporcionaram um espetáculo de Surf de elevado nível, poucas vezes visto nas competições do Desporto Escolar. A organização do evento também esteve ao mais alto nível, criando todas as condições para que a competição se realizasse.
A ESHM alcançou o 2.º lugar na competição de Bodyboard juvenis com a excelente prestação de José Rodrigo Ribeiro.


DESPORTO ESCOLAR - PADEL

No passado dia 22 de março, foi realizada a 2.ª jornada, do torneio distrital do desporto escolar, da modalidade de Padel, onde competiu, pela primeira vez, a equipa da nossa escola, com uma participação honrosa.
Nesta competição destaca-se os resultados obtidos pelas duplas:

  • David Santiago, 9.ºD e Rodrigo Almeida, do 8.ºB, pelo 1.º lugar, no escalão de iniciados (sub 15);
  • Pedro Silva, 9.ºB e Bruno Nóvoa, 12.º H, pelo 2.º lugar, no escalão de juvenis (sub 18).
Parabéns a todos os alunos deste grupo/equipa.

 


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

A 19 de março, a Equipa de Voleibol de Juvenis Feminino do Desporto Escolar, realizou a 3.ª jornada de jogos da sua série com as escolas Alcaides Faria e Secundária de Barcelinhos, conquistando assim mais duas vitórias a 3-0 e 2-1, respetivamente.
Com estes resultados a Equipa ficou no 1.º lugar da sua série, conquistando assim, o acesso à "Final Four" para apuramento do Campeão Distrital de Braga, com data ainda a definir.
No "Dia do Pai", estas atletas quiseram dedicar estas vitórias aos seus PAIS.
Parabéns a todas!!!


DESPORTO ESCOLAR - CORTA MATO

No passado dia 15 de março a Escola Secundária Henrique Medina participou no Corta-Mato Distrital realizado na Pista Gémeo Castro em Guimarães com uma equipa de dezanove alunos e três professores. Os alunos revelaram grande interesse e empenho pela atividade e representaram de forma excelente a Escola. Quanto aos resultados alcançados, a Escola conseguiu um 1.º lugar, na prova de Juvenis masculino com limitações funcionais e os 4.º lugar por equipa, nas provas de Juvenil masculino e Juvenil feminino.


DESPORTO ESCOLAR - TÉNIS DE MESA

A equipa de Ténis de Mesa, integrada no Desporto Escolar da Escola Secundária Henrique Medina, disputou, no dia 16 de março, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Barcelos, a 1ª jornada de Ténis de Mesa da CLDE de Braga, defrontando as congéneres da Escola Secundária de Barcelinhos e do Agrupamento de Escolas de Barcelos. Dos 8 alunos que a nossa Escola se fez representar, seis conseguiram passar a fase de grupos, tendo os alunos Pedro Solinho, do 9º F (1º classificado), Samuel Catarino, do 9º F (2º classificado) e Henrique Pereira, do 11º E (5º classificado), obtido os resultados de maior relevância. A 2ª jornada irá decorrer na próxima 4ª feira, 23 de março, sendo a Escola Secundária Henrique Medina a escola organizadora. Contamos com o apoio de toda a comunidade escolar.


PARTICIPAÇÃO DA ESHM NA CIMEIRA DO IPVC

A Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) esteve presente, com as turmas 1.º ASSI e 3.ºTAS, na Cimeira do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Este evento teve lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante os dias 03 e 04 de março de 2022.

Ver mais


APRESENTAÇÃO PROJETOS PAP: O SEU DESENVOLVIMENTO NO CURSO TAS

O ciclo de formação 19/22 do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) encontra-se na fase intermédia do desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Esta prova, realizada no último ano do curso, consiste na apresentação e defesa perante um júri, de um projeto, bem como do respetivo relatório final. Assim, de forma a preparar a fase final de defesa oral dos projetos PAP, a ter lugar no final deste ano letivo, realizou-se, no dia 08 de março, uma sessão intermédia, onde os discentes efetuaram um ponto de situação das atividades já concretizadas.

Ver mais


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

A Equipa de Voleibol de Iniciadas Feminino da nossa Escola, não quis ficar atrás da Equipa de Juvenis e na sua primeira jornada de jogos, conquistou 2 vitórias, ambas por 2 sets a 1, contra as Equipas: Escola Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão e Escola Secundária Alcaides Faria, de Barcelos.
PARABÉNS!!!


DESPORTO ESCOLAR - SURF E BODYBOARD

Os alunos do grupo/equipa de Surf e Bodyboard da Escola Secundária Henrique Medina participaram no 1.º Encontro do Desporto Escolar fase CLDE para iniciados, realizado no dia 09 de março na praia do Cabedelo em Viana do Castelo, conjuntamente com as Escolas Secundárias de Monserrate e de Santa Maria Maior de Viana do Castelo.
Apesar das condições climatéricas adversas, desfavoráveis para a prática das modalidades, os alunos participantes demonstraram perseverança comparecendo à chamada e motivando-se para os futuros encontros.


ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO IPCA PROMOVE A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM VIDEOJOGOS, NA ESHM

No passado dia 03 de março de 2022, o Professor Alberto Simões da Escola Superior de Tecnologia do IPCA promoveu uma palestra no âmbito do tema “Inteligência Artificial para Videojogos” na Escola Secundária Henrique Medina.

 

DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

 

No passado sábado, 04/03/2022, na ESHM, a equipa de voleibol de juvenis feminino defrontou-se com a Escola Secundária Alcaides Faria e com a Escola Secundária de Barcelos, somando mais 2 vitórias por dois sets a um.
PARABÉNS e continuação de bom trabalho!

 

APRESENTAÇÃO INTERMÉDIA DE PAP - 3.º TGPSI

 

Nos dias 15 e 17 de fevereiro, decorreram as apresentações intermédias dos projetos de PAP, dos alunos do 3.º TGPSI (turmas A e B). Os comentários e sugestões recebidos (quer por parte das professoras orientadoras, quer por parte dos colegas) permitem que sejam introduzidas melhorias nos projetos em desenvolvimento.
Os temas dos projetos são variados, estando os alunos a desenvolver jogos, projetos com experiências de Realidade Virtual e Inteligência Artificial, assim como Websites.


DESPORTO ESCOLAR - VOLEIBOL

Depois de uma longa paragem de quase 2 anos, a equipa de voleibol, juvenis feminino, voltou à competição, realizando 2 jogos e venceram:

  • 3-0 com a equipa da Escola Secundária de Barcelinhos
  • 2-1, com a equipa da Escola Secundária de Barcelos

PARABÉNS e continuação de bom trabalho!


ALUNO DO 3.º TGPSI NA CONFERÊNCIA GAMERS4NATURE - ENCONTRO SOBRE JOGOS E CONSCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL

O aluno Miguel Fangueirinho, aluno do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, apresentou o seu projeto de Prova de Aptidão Profissional (PAP) na Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental, Gamers4Nature (G4N). A conferência decorreu no passado dia 04 de fevereiro.

Ver mais


PALESTRA "A DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO"

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional(PAP) da aluna Diana Cruz, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, irá decorrer, no dia 25 de janeiro, no auditório B4 da Escola Secundária Henrique Medina, das 11:00 h às 12:00 h, uma palestra alusiva à temática "A Doença Inflamatória do Intestino".


ALUNO DO 3.º TGPSI COM COMUNICAÇÃO ACEITE NA CONFERÊNCIA GAMERS4NATURE - ENCONTRO SOBRE JOGOS E CONSCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL

O aluno Miguel Fangueirinho do 3.ºTGPSI submeteu um artigo sobre o jogo que está a desenvolver na sua PAP à Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental | Gamers4Nature. O artigo foi aceite.
Parabéns Miguel.


FEIRA DO VOLUNTARIADO

Esta feira resultou de uma parceria com a Câmara Municipal de Esposende, e contou com representantes de diversas instituições concelhias que divulgaram as suas oportunidades de voluntariado.

Ver mais


ESHM DISTINGUIDA PELA CÁRITAS PORTUGUESA COMO ESCOLA PELA PAZ!

Corporizando a Missão da Escola “Disciplina e Excelência para Todos e por Todos” e desenvolvendo o lema do seu Plano Ação Estratégica “Por um cidadão orientado pelo valor da justiça: com capacidade crítica para influenciar a mudança sistémica, pela compreensão do processo democrático, trabalhado em torno das causas profundas dos problemas político-sociais e ambientais do desenvolvimento sustentável”, participou a Escola, através da docente e dos alunos de Educação Moral Religiosa Católica, na iniciativa Cáritas na Escola, promovida pela Cáritas Portuguesa e no âmbito da Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Foram vendidas 270 velas na comunidade escolar, contribuindo, assim, com 540€ para esta instituição.
Na sequência desta participação, recebeu a Escola a distinção de Escola pela Paz!, atribuída pela Cáritas Portuguesa.


ATLETAS E CLUBE DE DESPORTO ESCOLAR DA ESHM GALARDOADOS NA 11.ª GALA DE DISTINÇÃO DE MÉRITO DESPORTIVO

Promovida pela Autarquia, realizou-se, no passado dia 04 de dezembro, pelas 21 horas, no pavilhão gimnodesportivo de Fão, a 11.ª Gala de Distinção de Mérito Desportivo, destinada a valorizar e a distinguir atletas, equipas e técnicos do concelho.

Ver mais


3.º ENCONTRO DE STAKEHOLDERS DA ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA

A Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) promoveu, no passado dia 23 de novembro, o 3.º Encontro de Stakeholders, com o intuito de incorporar os seus contributos e expetativas nas tomadas de decisão, de forma a fomentar relações de proximidade e de confiança.

Ver mais


HOUR OF CODE

No dia 15 de dezembro, às 10h05, os alunos da ESHM irão participar na atividade "Hour of Code".
Esta atividade, "Hora do Código" (www.code.org), é uma ação de âmbito internacional que pretende aumentar a consciência da sociedade sobre o que é a ciência da computação e a informática como ramo do conhecimento científico e tecnológico.


APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA (PADDE)


CURSO PROFISSIONAL TAS E CENTRO QUALIFICA LITORAL CÁVADO: UMA COLABORAÇÃO

No dia 23 de novembro, na Escola Secundária Henrique Medina, as alunas Débora Hipólito, Luana Capitão, Sandra Miranda e Mariana Cruz, do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, dinamizaram uma sessão de esclarecimento subordinada à temática “Cuidados na Alimentação e Hidratação – A Dieta para Diabéticos”.

Ver mais


A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA NO CURSO PROFISSIONAL DE TAS

No dia dezoito de novembro, as aulas das disciplinas de Saúde e de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, da turma do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), decorreram no Museu de Anatomia e no Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ambos localizados no Hospital de S. João.

Ver mais


MAIS MEDINA, MAIS FUTURO

No âmbito do programa “Mais Medina, Mais Futuro”, a Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina realizou, nos passados dias 10 e 17 de novembro, seis “Sessões de Testemunhos” dirigidas aos alunos dos 1.º e 3.º anos do Ensino Profissional dos cursos de Técnico de Auxiliar de Saúde (TAS) e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (GPSI).

Ver mais


3.º TGPSI CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DO SEU FUTURO

Os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, conversaram com o Ex-aluno da ESHM Filipe Rocha, um apaixonado por programação, design e comunicação. Atualmente, trabalha como Junior Product Operations Manager para OutSystems onde faz desenvolvimento assim como trata de acessos, processos e ferramentas, nos tempos livres é Game Master de jogos de tabuleiro de roleplay (Pathfinder).
Nesta conversa tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do mercado de trabalho no estrangeiro, abrindo horizontes para a escolha do futuro profissional.


3.º TGPSI - PREPARAÇÃO DA SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os alunos do 3.º TGPSI estiveram a preparar uma das atividades da Semana da "Ciência e Tecnologia" na ESHM, que irá decorrer de 22 a 26 de Novembro.


APRESENTAÇÕES DO ANTEPROJETO DE PAP - 3.º TGPSI

No dia 17 de novembro decorreu a apresentação do anteprojeto da Prova de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos do 3.º ano do curso TGPSI, perante um júri formado pelas 3 orientadoras, Professoras Ana Paula Azevedo, Bárbara Cleto e Sandra Dias, e professores convidados a quem agradecemos a presença, Professora Paula Barros e Professor Ricardo Luís.
Nas suas PAP, os alunos propõem-se a desenvolver jogos, projetos com experiências de Realidade Virtual e desenvolver websites.


BEBRAS - CASTOR INFORMÁTICO

Os alunos do 8.º ano e do TGPSI participaram no Bebras - Castor Informático. O Bebras é uma iniciativa internacional para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades.


ALUNOS DA ESHM PRESENTES NO EVENTO “NEXT, DRIVING TOMORROW

No dia 10 de novembro, várias turmas do Ensino Secundário dos Cursos Científico Humanísticos e da Educação e Formação Profissional tiveram a oportunidade de visitar a exposição patente no Altice Fórum Braga. Aqui ocorreu o evento designado como “Next, Driving Tomorrow”, relativo à divulgação pública da parceria de inovação entre a empresa Bosch e a Universidade do Minho (UM).

Ver mais


3.º TGPSI CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DO SEU FUTURO

No dia 09 de novembro, os alunos do 3.º TGPSI tiveram a oportunidade de conversar com o Professor Marco Neves sobre Inteligência Artificial.
Esta talk insere-se no âmbito de um conjunto de palestras com profissionais ligados às diversas áreas da Informática.


PROGRAMA ECOVALOR 2020/2021

O Programa Ecovalor permitiu separar cerca de 18 toneladas de embalagens de plástico/metal e de papel/cartão no ano letivo de 2020/2021.
Num ano atípico para todos nós, e de um modo especial para a comunidade educativa, gostaríamos de agradecer o empenho de todos, na certeza de que muito contribuiu para o desenvolvimento sustentável que, em conjunto, pretendemos promover.


HALLOWEEN NA MEDINA

Comemorar o Halloween é já uma iniciativa esperada e valorizada pelos alunos da Escola. Por esse motivo, a turma do curso Técnico de Apoio Psicossocial, na disciplina de Área das Expressões, dinamizou, na última semana de outubro, uma atividade denominada “Sala Assombrada” dirigida a toda a comunidade escolar.

Ver mais


ONDA ROSA

A comunidade escolar participou na "Onda Rosa", iniciativa que decorreu entre os dias 15 (Dia da Saúde da Mama /Breast Health Day) e 30 (Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama) de outubro, visando sensibilizar e alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Imbuída no espírito da "Onda Rosa", a comunidade escolar desenvolveu várias atividades, algumas das quais perpetuamos em registo fotográfico:

  • exposição sobre a importância da alimentação na luta contra o cancro no átrio do bloco B, realizada pelos alunos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde;
  • instalação de laço rosa no átrio do bloco B e de cartaz que decorou a sala de aula, construídos pelos alunos da turma A do 7º ano;
  • distribuição de um folheto aos alunos de Ciências da Computação para desenvolverem o Pensamento Computacional e, através das instruções, desenharem o laço rosa;
  • construção do "Laço Humano" no átrio do bloco B, pelos alunos dos curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (1 TGPSI, 2 TGPSI e 3 TGPSI) e TACS, com a colaboração da equipa PES e do órgão de Gestão;
  • exposição alusiva à perda/recuperação da autoestima da mulher no processo de luta contra o cancro, no átrio do bloco C, realizada pelos alunos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde;
  • decoração dos espaços escolares (blocos de aulas, ginásio e biblioteca) em rosa, pela equipa PES com a colaboração do professor Hipólito Maia, do órgão de gestão e dos assistentes operacionais;
  • disseminação pela equipa PES, dos materiais digitais construídos para a campanha, tanto nos espaços escolares físicos como nos virtuais.

3.º TGPSI CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DO SEU FUTURO

Os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, conversaram com o Engenheiro João Couto, um entusiasta de tecnologias web desde o início do seu percurso educativo e profissional, Atualmente, trabalha como salesforce developer em projetos para a WHO e como full stack developer (PHP, dotnet) e freelancer.
Nesta conversa tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o funcionamento do mercado de trabalho na área da informática, abrir horizontes para a escolha do futuro profissional e esclarecer dúvidas sobre o caminho a seguir relativamente à escolha do projeto a desenvolver na PAP.


SEMANA EUROPEIA DA PROGRAMAÇÃO

Semana Europeia da Programação (CodeWeeK) na ESHM, dinamizada pela Equipa PES e pela secção de Informática.
Os alunos dos 3 anos do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (1TGPSI, 2TGPSI e 3TGPSI), recriaram o símbolo internacional para a luta e prevenção do cancro de mama.


DO CURSO PROFISSIONAL PARA O ENSINO SUPERIOR

No dia vinte e oito de setembro, os alunos do primeiro ano do curso profissional TAS tiveram o privilégio de contar com a visita da Ana Beatriz Rodrigues e do Edgar Couto.

Ver mais


"ID – A TUA MARCA NA NET"

No dia 1 de outubro, a turma do 2.º ano do Curso de Técnico de Apoio Psicossocial foi ao teatro, assistir à peça "ID – a tua marca na NET", no Auditório Municipal de Esposende.

Ver mais

2020/2021

FINALISTAS 3.º TAS - 2018/2021

Após três anos de intenso trabalho, chegou ao fim mais um Ciclo de Formação do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde.
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) constituiu o culminar de um percurso, onde os nossos alunos demonstraram saberes e competências profissionais adquiridos ao longo do seu trajeto formativo.
No júri de avaliação da PAP estiveram presentes a Dr.ª Manuela Sá da Silva e o Dr. Hugo Ferreira, ambos a exercerem a sua atividade profissional no Centro de Saúde de Esposende, constituindo um privilégio para este curso e para a ESHM, contar com a sua colaboração.
É com muito orgulho que desejamos os maiores sucessos a todos os que concluíram o seu curso, fazendo votos para que sejam muito felizes.
No vídeo, podem consultar alguns dos momentos ocorridos durante a apresentação e defesa da PAP.


SUPERTMATIK - VOCABULÁRIO FRANCÊS

As alunas Kelly Sousa, do 9.ºD, e Matilde Azevedo, do 9.ºE, concluíram a sua participação no campeonato nacional SuperTmatik - Vocabulário Francês - nas honrosas 13.ª e 14.ª posições, respetivamente, num universo de 5925 alunos participantes.


UMA TARDE NA MEDINA

Durante a tarde do dia 16 de junho, decorreu, na Escola Secundária Henrique Medina, a divulgação da Oferta Formativa para o ano letivo 2021/2022. No evento “Uma Tarde na Medina”, foram dinamizadas várias atividades pelos diferentes grupos disciplinares para serem visitadas por 86 alunos do 9.º ano da Escola.

Ver mais


WORKSHOP "FAZ-TE OUVIR"

Este Workshop é dirigido aos alunos do 10º ano e do 1º ano dos Cursos de Educação e Formação Profissional e surge pela necessidade de os alunos adquirirem e desenvolverem competências que lhes permitam ser melhores comunicadores, tanto dentro, como fora da sala de aula.
Ao frequentar este Workshop os alunos poderão compreender os vários tipos de comunicação que existem, como utilizar estratégias de comunicação específicas e, ainda, aprender mais sobre a voz.
O Workshop terá lugar nos dias 16 e 23 de junho (nas horas sugeridas no formulário de inscrição), com duração prevista de 1 hora, e será dinamizado pela Drª Júlia Almeida, Terapeuta da Fala do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário da Escola.


MITOS E VERDADES SOBRE O ÁLCOOL - 3.º TAS

A aluna Diana Ribeiro, do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, construiu um Padlet intitulado “Mitos e Verdades sobre o Álcool”.
Esta atividade encontra-se inserida na sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), subordinada à temática “O Alcoolismo e a Intervenção do Técnico Auxiliar de Saúde”.
A aquisição de conhecimentos sobre este tema é fundamental quando sabemos que a Europa continua a ser, a nível mundial, a região com maior consumo per capita de álcool. Para além deste aspeto, é de salientar, segundo os resultados obtidos com os últimos inquéritos realizados no Dia da Defesa Nacional, que um terço dos jovens portugueses já se embriagou severamente antes dos 18 anos!


ROBOCUP JUNIOR RESCUE (CoSpace) - 2.º TGPSI A e B

No fim de semana (30/04 e 01/05)alguns alunos das turmas TGPSI-A e TGPSI-B participaram nas Olimpíadas Nacionais de Informática (TGPSI-A: Gonçalo e TGPSI-B: Alexandre, David, Hugo e Rodrigo) e no Festival Nacional de Robótica (TGPSI-A: André, Gonçalo, Matheus, Miguel e Telmo e TGPSI-B: Alexandre, Hugo e Rodrigo).
O Festival Nacional de Robótica que seria realizado este ano em Santa Maria da Feira, em função da situação que se vive, decorrente da Pandemia de COVID-19, foi realizado online e os alunos participaram na competição RoboCup Junior Rescue (CoSpace) com a inscrição de 2 equipas da Escola Secundária Henrique Medina, tendo uma das equipas obtido a classificação de 3º lugar.
A Sociedade Portuguesa de Robótica convidou ainda as duas equipas da ESHM a participarem na 2021 RoboCup Asia-Pacific Tianjin Invitational Tournament que será realizada na China (online de forma virtual) em meados de maio. A ESHM vai participar com 2 equipas: ESHM GPSI A (André e Telmo) e ESHM GPSI B (Alexandre e Rodrigo).
Mais importante do que a classificação obtida, é de salientar o grande empenho, esforço, dedicação, trabalho e educação que todos os alunos participantes demonstraram durante todo o final de semana (uma vez que juntando Olimpíadas Nacionais de Informática e Festival Nacional de Robótica, os alunos estiveram ocupados desde sexta-feira à tarde até domingo à tarde) e que penso que terão representado a ESHM com grande dignidade.


"SAÚDE DE QUALIDADE - IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS" - 2.º TAS

No âmbito da atividade 2 da medida 2 do Plano de Ação Estratégica (PAE) da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), a turma 2.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) está a trabalhar a temática "Saúde de Qualidade- Importância da Higienização das Mãos''. O trabalho que tem vindo a ser realizado neste projeto pode ser consultado no link do padlet da referida turma.

Ver mais


CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE - 1.º TAP

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, na disciplina de Comunidade e Intervenção Social, as alunas do 1.º ano do Curso Profissional T.A.P., estão a promover uma Campanha de Solidariedade a favor da Loja Social de Esposende, com a recolha de brinquedos (para as crianças) e mantas (para os idosos).


ATIVIDADE COM MÁSCARA - TAP

As alunas do curso TAP, no âmbito da Disciplina de Expressões, elaboraram este cartaz, demonstrando a sua satisfação com o regresso à Escola.

Ver mais


PRÁTICA SIMULADA EM FCT NO 2.º ANO DO CURSO DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

Os alunos das 2 turmas do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, durante a semana de 12 a 16 de abril de 2021, participaram na iniciativa Mind & Bytes Week e em paralelo na Game Jam Mind & Bytes.
Na Game Jam Mind & Bytes, os alunos foram divididos em grupos, aprenderam a programar numa plataforma de desenvolvimento de jogos (Construct e/ou Unity 3D) e tiveram de criar um jogo durante uma semana, numa espécie de maratona de programação para jogos, o que para estes alunos representou a primeira semana de Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
É de salientar o grande empenho, dedicação e espírito de entreajuda que os alunos demonstraram durante toda a semana da Game Jam, o que é comprovável pela excelente qualidade dos jogos apresentados. Os alunos estão de parabéns!
Em breve, será publicado um vídeo demonstrativo de cada um dos jogos desenvolvidos no canal de Youtube da escola.
Aguardem!


GAME JAM MIND & BYTES - PRÁTICA SIMULADA EM FCT NO 2.º ANO DO CURSO DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

Os alunos do 2.º TGPSI e 2.º ASSI vão participar na Game Jam Mind & Bytes, organizada pela ANPRI, que se realiza online de 12 a 16 abril.
Na sexta-feira passada, como preparação, foi dia de desenvolver alguns mini jogos em diversas plataformas.


VAMOS CONHECER A ONTOGÉNESE IMPERFEITA

No âmbito da comemoração do dia Mundial das Doenças Raras, dia 28 de fevereiro, e das atividades desenvolvidas no projeto da Prova da Aptidão Profissional (PAP), a aluna Lara Figueiredo, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, construiu um Padlet intitulado “Vamos Conhecer a Osteogénese Imperfeita”.
Na planificação deste projeto da PAP, estava prevista uma exposição na Escola Secundária Henrique Medina sobre esta doença rara. No entanto, face ao contexto de pandemia, optou-se por sensibilizar a comunidade educativa para esta patologia, utilizando um formato digital.


O QUE SABEMOS SOBRE A DOENÇA COVID-19?

No âmbito da disciplina de Saúde do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, a turma do 1.º ano realizou um inquérito para caraterizar o conhecimento da comunidade educativa relativamente à doença COVID-19.
Será que está bem informado sobre esta patologia? Será que está a seguir os melhores procedimentos para evitar a sua contaminação por SARS-CoV-2? Será que está a seguir os procedimentos mais adequados para proteger os outros das infeções por COVID-19?
No final do preenchimento deste inquérito, ficará a saber a pontuação final alcançada, tendo a possibilidade de esclarecer eventuais dúvidas existentes sobre esta doença.
Os dados obtidos têm apenas um fim para estudos estatísticos, pelo que não ficaremos com os registos que identificam os inquiridos, assegurando, assim, o anonimato.
Agradecemos, desde já, a colaboração neste estudo, preenchendo o inquérito a seguir apresentado.


27 DE JANEIRO - DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO


ROBOCODE

Os alunos do 2TGPSI (TGPSI e ASSI) estão a aprender a linguagem de programação Java, e para isso estão a programar robot.
Robocode permite a aprendizagem da linguagem de programação Java ou C# (plataforma .NET).


MESMO EM TEMPO DE PANDEMIA, FAÇA EXERCÌCIO FÍSICO

Os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito do tema integrador da turma, estão a desenvolver uma atividade intitulada "Trilho na Natureza em Tempo de Pandemia - Trajeto dos IV Cais em Gemeses". Para o efeito, com o propósito de incentivar a comunidade educativa para a prática regular de exercício físico, elaboraram um vídeo conjunto onde enfatizam os seus principais benefícios.


WORKSHOP - EDUCAÇÃO (DES)CONFINADA: REGULAÇÃO EMOCIONAL EM TEMPOS DE CRISE

A Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina realizará, nos dias 18, 19 e 21 de janeiro de 2021, das 19h às 20h, o workshop "Educação (Des)Confinada: Regulação Emocional em Tempos de Crise" dirigida aos Encarregados de Educação.
O Workshop será realizado via Zoom. O envio do convite para sessão Zoom será feito apenas para quem efetuar inscrição, até o dia 15/01/2021, através do endereço https://forms.gle/dbEF36wkRmB4kUrv9


JINGLE BELL ROCK - RUMO AO SUCESSO

Os alunos que frequentam os clubes Rock Your Spirit - Bateria e Ensemble Ser Medina orientados por João Miguel Fernandes e Ernesto Clemente, respetivamente, interpretaram a música Jingle Bell Rock com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do 1.º Período.
Aproveitando o belíssimo trabalho realizado, a ESHM envia os votos de um bom ano para toda a Comunidade Educativa.


ADVENTO NA MEDINA

Terminou no dia 18 de dezembro, último dia de aulas do 1º período letivo, a iniciativa “Advento na Medina”.

Uma atividade promovida pelo curso de Técnico de Apoio Psicossocial que presenteou todos os alunos e restante comunidade escolar com a leitura de um poema e a degustação de um chocolate. Respeitando-se o plano de contingência da Escola, assinalou-se a época natalícia promovendo, de forma singela, o sentido de pertença a uma mesma comunidade escolar.

Ver mais


ADVENTO NA MEDINA

Entre os dias 11 e 18 de dezembro, todos os dias há novidades na Escola.
A atividade “Advento na Medina”, promovida pelas alunas do 1º ano do curso de Técnico de Apoio Psicossocial, vai permitir que toda a comunidade escolar seja presenteada com um mimo de Natal.
“Advento” é o tempo que antecede o Natal, um tempo de alegria, de expectativa e onde se promove a fraternidade e a Paz.
Com este espírito, a iniciativa pretende, de forma ajustada ao momento pandémico que vivemos, assinalar a época natalícia, promover a aproximação entre todos, mesmo com distanciamento social, promovendo o sentido de pertença à Medina.
Para já, não pode ser revelado o cariz da atividade; no entanto, podes consultar o calendário, no polivalente do bloco C, e verificar qual o dia em que a tua turma será comtemplada.
Até lá, protege-te, protege os que te rodeiam porque, TODOS OS DIAS CONTAM!


SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2020

A Semana da Ciência e da Tecnologia 2020, que decorre de 23 a 27 de novembro, é uma iniciativa do Programa Ciência Viva e tem como finalidade proporcionar aos estudantes uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.
Aliando-se a esta iniciativa, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, em parceria com a Biblioteca Escolar, promove, durante a semana, um conjunto de atividades direcionadas para as diversas áreas do conhecimento científico.

ATIVIDADE 1 - INFORMÁTICA

Tem início, hoje (23/11/2020), a semana da Ciência e Tecnologia. Nesse âmbito, a Secção de Informática preparou algumas atividades, entre as quais se destacam dois questionários, um para o Ensino Básico (QuizzBasico) e outro para o Ensino Secundário (QuizzSec).
Para responderes, apenas tens de usar o teu telemóvel e fazer a leitura dos QR Codes correspondentes. Algumas pistas para responderes podem também ser encontradas recorrendo aos QR Codes espalhados pela Escola, em cuja distribuição agradecemos a ajuda do grupo de alunos do TACSB.
Participa.

ATIVIDADE 2 - INFORMÁTICA

A Secção de Informática preparou também um questionário, com recurso à Realidade Aumentada. Para lhe acederes, tens de instalar no teu telemóvel a aplicação Metaverse e, com ela, fazer o scan do QR Code.
Participa e diverte-te.


BEBRAS - CASTOR INFORMÁTICO 2020

As turmas A, C, D e E do oitavo ano; as turmas do primeiro e do segundo anos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) e a turma B do 12.º ano, participaram no decorrer da semana de 9 a 13 de novembro, na segunda edição, a nível nacional, do Bebras - Castor Informático, organizado pelo Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com a TreeTree2.

Ver mais


ACD - EDUCAÇÃO (DES)CONFINADA: ENSINAR E GERIR EMOÇÕES EM TEMPOS DE CRISE

A Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina realizou, nos passados dias 11 e 18 de novembro, uma ação de curta duração (ACD), creditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende (CFAE), dirigida à comunidade docente da região.

Ver mais


SESSÃO DE TESTEMUNHOS

No âmbito do projeto “Mais Medina, Mais Futuro”, a Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina realizou, nos passados dias 10 e 12 de novembro, quatro “Sessões de Testemunhos” dirigidas aos alunos do 1.º e 3.º anos do Ensino Profissional dos cursos Técnico de Apoio Psicossocial (TAP), Técnico de Auxiliar de Saúde (TAS), Técnico de Turismo e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (GPSI).

Ver mais


OUTUBRO ROSA NA MEDINA

Durante o mês de Outubro, a Escola Secundária Henrique Medina apoia a causa “Outubro Rosa”.

Trata-se da primeira iniciativa promovida pelas alunas do 1.º ano curso de Técnico de Apoio Psicossocial, e que pretende ser um contributo, junto da comunidade escolar, na campanha de consciencialização que visa alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama.

Ver mais


ESHM CONQUISTA O TROFÉU "O MINHOTO"

A Escola Secundária Henrique Medina foi galardoada com “O Minhoto 2019” - Troféus Desportivos, na categoria de Clube de Desporto Escolar, como reconhecimento público ao mérito de um Clube/Escola que tem proporcionado atividade física e desportiva há 35 anos aos alunos do concelho, destacando-se na prática de diferentes modalidades na região do Minho.

Ver mais


DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 3.º TAS

No âmbito da comemoração do dia Mundial da Alimentação, os alunos do 3.º ano, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizaram uma análise de rótulos de diferentes produtos alimentares, onde destacaram a quantidade de açucares.


DO CURSO PROFISSIONAL PARA O ENSINO SUPERIOR

Com o intuito de valorizar a Educação e Formação Profissional e motivar os alunos que se encontram, no presente ano letivo, nesta modalidade de ensino, convidámos dois ex-alunos do curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) da ESHM. Deste modo, no dia seis de outubro, recebemos a visita da Daniela Souto e do Edgar Couto, que se prontificaram a testemunhar os seus percursos académicos e profissionais junto dos alunos do primeiro ano dos cursos profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial (TAP) e de TAS.

Ver mais

2019/2020

FCT SIMULADA - 3º TAP


PAP 3.º TAS

Nos dias 20 e 21 de julho, os alunos do 3.º ano, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), apresentaram e defenderam a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP). Estas provas obrigatórias, de natureza transdisciplinar, contaram com a orientação, no decorrer do presente ano letivo, dos professores Ana Pinto e Rafael Maranhão.

Ver mais


OPEN DAY NA ESHM - ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E MERCADO DE TRABALHO


PAP 3.º TGEI


"DIABETES - CONHECER PARA PREVENIR" - PAP 3.º TAS

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) e da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) com prática simulada, a aluna Jéssica Martins, do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizou um trabalho subordinado à temática “Diabetes - Conhecer para Prevenir”.

Ver mais


ALUNOS DE INFORMÁTICA DA ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA DESTACAM-SE EM CONCURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE PROGRAMAÇÃO

Os alunos do primeiro ano do Curso Técnico de Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), pertencentes às turmas 1TGPSI e 1ASSI, participaram este ano letivo (2019/2020) em 3 concursos de programação. É de salientar que estes alunos estão no primeiro ano e, para muitos deles, é o primeiro contacto com o mundo da programação.

No concurso Bebras, participaram 32 alunos da ESHM e os resultados foram fabulosos, tendo 4 alunos de TGPSI da Escola Henrique Medina obtido o 2º lugar a nível nacional. Assim, a ESHM teve 5 alunos no top 10, 7 no top 25, e 10 no top 50.

Ver mais


VALORIZAR A ÁGUA DA TORNEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA - PAP 3.º TAS

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) e da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) com prática simulada, a aluna Inês Dias, do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizou um trabalho de pesquisa sobre a importância da hidratação para a saúde. Assim, começou por caracterizar o consumo de água engarrafada e da torneira, confirmando o que já era do domínio público, ou seja, nos últimos anos, aumentou bastante o consumo de água engarrafada. Este dados despoletaram na aluna a curiosidade de conhecer como se efetua o abastecimento e tratamento da água no Concelho de Esposende. Será que não se pode confiar na água da torneira cujo fornecimento é da responsabilidade da Empresa Municipal "Esposende Ambiente (EAmb)"? Desta forma, para retirar dúvidas ainda existentes sobre este assunto, principalmente em tempos de pandemia, contactou a EAmb e obteve registos fundamentais com os quais elaborou um trabalho de sensibilização para a valorização da água da torneira.


PROJETO LITHIUM

O Projeto LITHIUM foi um trabalho pedagógico original transdisciplinar que envolveu professores e alunos de diversas disciplinas e níveis de ensino da Escola Secundária Henrique Medina - turmas 11ºB, 11ºC, 12ºC, 12ºD e 3ºTGEI. O projeto "Lithium", alicerçado no conhecimento das dificuldades dos alunos no ensino superior, na auscultação dos alunos do ensino secundário, em objetivos bem definidos e numa calendarização pragmática, permitiu que as atividades desenvolvidas pelos alunos resultassem plenamente em sucesso, tendo sido criada uma Drive no Google de partilha de todos os materiais produzidos pelos alunos, sob orientação dos professores, tais como: Relatórios (Lithium: exploração, impactos ambientais, reciclagem e motores elétricos); PowerPoints sobre cada um dos temas; e construção de Posters Científicos.

Os alunos em trabalho cooperativo e colaborativo produziram 27 relatórios, tendo os professores elaborado um relatório final a partir dos melhores relatórios, 26 PowerPoints com base nos relatórios produzidos, e finalizaram com a criação de 18 Posters Científicos, no período compreendido entre outubro de 2019 e março de 2020.


1.º ASSI ESCLARECE SOBRE A COVID-19

As turmas do 1.º ano dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) "agarraram" a proposta de trabalho das professoras das disciplinas de Saúde e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, em tempos de Ensino à Distância, com o objetivo de esclarecer alguns aspetos fundamentais relativos ao vírus que está a tentar dominar o mundo, os alunos efetuaram um trabalho interativo e de partilha de informação.


2.º TAS NO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS

Em tempos de Ensino à Distância, com o principal propósito de esclarecer a comunidade educativa sobre cuidados/procedimentos para evitar a doença COVID-19, a turma do 2.º ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), aderiu à proposta de trabalho da professora de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais. Assim, após a distribuição de tarefas, a turma conseguiu reunir as suas diversas contribuições num trabalho final interativo e bastante esclarecedor desta Pandemia.


2.º TAS ENSINA A LAVAR AS MÃOS

A turma do 2.º ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) participou no projeto “Cuidados Básicos de Higiene”. Este projeto surgiu numa parceria do curso TAS com a Câmara Municipal de Esposende e o ACES Cávado III Barcelos/Esposende, mais concretamente com o projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo ao Sucesso” e a Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) Convidasaúde, respetivamente.

Ver mais


TURING, TORNEIO DE PROGRAMAÇÃO INTERESCOLAR

A equipa organizadora do Turing, Torneio de Programação Interescolar dos concelhos de Barcelos e Esposende, perante a atividade realizada em simultâneo nas três escolas, no dia 4 de março de 2020, congratula-se pelo manifesto interesse, empenho e envolvência dos alunos participantes, assim como pelo sucesso alcançado nesta sua primeira edição.

Ver mais


"ESCAPE ROOM" DA ESHM PREMIADA PELA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

No âmbito de uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) - Fazer em Rede - que visa distinguir, mensalmente, atividades que se destaquem pelo seu caráter inovador, foi atribuído à Biblioteca Escolar da ESHM o prémio relativo ao mês de janeiro.

Ver mais


ESHM RECONHECIDA COM O SELO ESCOLA ETWINNING 2020-2021

No âmbito de uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) - Fazer em Rede - que visa distinguir, mensalmente, atividades que se destaquem pelo seu caráter inovador, foi atribuído à Biblioteca Escolar da ESHM o prémio relativo ao mês de janeiro.

Ver mais


ESHM RECONHECIDA COM O SELO ESCOLA ETWINNING 2020-2021

No passado dia 17 de março, o Serviço Central de Apoio eTwinning divulgou a lista de escolas, de toda a Europa, distinguidas com o Selo Escola eTwinning 2020-2021, encontrando-se entre elas a Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Henrique Medina.

Ver mais


“A ÁGUA QUE CORRE EM NÓS“

“A Água que Corre em Nós” foi o tema da palestra proferida pela Dr.ª Elisabete Capitão, Vice-Presidente do Conselho Geral da Empresa Municipal “Esposende Ambiente”. A concretização desta atividade surgiu no âmbito da planificação da componente “Cidadania e Desenvolvimento”...

Ver mais


I CAMPEONATO DE ROBÓTICA - MEDINABOT

A secção de informática propõe-se organizar, integrado na "Tarde na Medina", a primeira edição do Campeonato de Robótica, designado de “MEDINABOT”. Esta atividade será dinamizada em articulação com o docente João Branco, responsável pelo Clube de Competências Digitais do Projeto Rumo ao Sucesso da Câmara Municipal de Esposende.

Ver mais


TURING - TORNEIO DE PROGRAMAÇÃO INTERESCOLAR

No dia 4 de março de 2020, 14 alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participaram no Turing, Torneio de Programação Interescolar dos concelhos de Barcelos e de Esposende. Este torneio foi promovido por um grupo de professores do grupo 550 que pertencem às escolas/agrupamentos dos referidos concelhos: Podiam participar no torneio todos os alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, o Agrupamento de Escolas de Barcelos e a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina. Sob o lema “premiar quem sabe programar... em C”, os alunos, durante 1 hora e 30 minutos, resolveram um conjunto de problemas recorrendo à linguagem de programação C. Mais informações disponíveis em https://turing.pt/


PALESTRA “SISTEMA URINÁRIO & PATOLOGIAS ASSOCIADAS”

No âmbito do plano anual de atividades do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), decorreu, no dia 14 de fevereiro, no auditório da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) uma palestra alusiva à temática “Sistema Urinário & Patologias Associadas”.

Ver mais


UMA AULA NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HOSPITAL DE SANTA LUZIA

No passado dia 16 de janeiro de 2020, a turma do 2.ºTAS, acompanhada pelas professoras Ana Maria Pinto e Maria Eduarda Castro, deslocou-se ao Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, mais concretamente ao Serviço da Central de Esterilização (SCE). Esta atividade surgiu no âmbito das disciplinas de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG) e de Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde (GOSCS), inserida na lecionação das Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) denominadas “Prevenção e Controlo da Infeção: Esterilização” e “Manutenção Preventiva de Equipamentos e Reposição de Materiais Comuns às Diferentes Unidades e Serviços da Rede Nacional de Cuidados de Saúde”, respetivamente.

Ver mais


ESCOLA PARA PAIS GESTORES EDUCACIONAIS DOS FILHOS

No âmbito das atividades desenvolvidas pela Direção da Escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina, contando com a colaboração do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da Escola e da Equipa Rumo ao Sucesso da Câmara Municipal de Esposende, foi concretizado mais um Workshop do Projeto “Escola Para Pais Gestores Educacionais dos seus Filhos”...

Ver mais


SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR DA ESHM – “BÚSSOLA – AGARRA O TEU FUTURO”

No âmbito das atividades desenvolvidas pela Direção da Escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina, contando com a colaboração do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da Escola e do Núcleo de Apoio Educativo (NAE), foi concretizada mais uma sessão de esclarecimento do Programa de Orientação Escolar e Profissional, “Bússola – Agarra o Teu Futuro”, no passado dia 22 de janeiro do presente ano.

Ver mais


1.º TGPSI NO TECLA 2020

No dia 29 de janeiro, 8 alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participaram no TECLA 2020 (Torneio Estudantil de Computação multiLinguagem de Aveiro). O torneio (TECLA), http://tecla.estga.ua.pt/, é promovido e organizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro.

Ver mais


PARLAMENTO DOS JOVENS – PRESENÇA DO DEPUTADO FIRMINO MARQUES NA ESHM

No passado dia 13 de janeiro, esteve presente, na Escola Secundária Henrique Medina, o deputado da Assembleia da República Firmino Marques, para uma sessão com os alunos participantes no Projeto “Parlamento dos Jovens”, subordinada ao tema “Violência Doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!”. A sessão contou com a presença dos alunos das cinco listas concorrentes às eleições do Parlamento dos Jovens, que integram as turmas A e B do 8º ano e A, B, C e D do 9º ano, num total de 140 alunos.

Ver mais


1.º ENCONTRO REGIONAL DE BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A Direção da Escola promoveu, no dia 29 de janeiro, um momento de reflexão sobre as práticas pedagógicas, tendo em vista o seu ajustamento, visando proporcionar as melhores condições para a aprendizagem dos seus alunos.

  • Momentos dos eventos dinamizados no âmbito do EQAVET 
  • Notícia do 1.º Encontro Regional de Boas Práticas (Fonte: Esposende TV) 

PALESTRA “PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES & PENSAMENTO COMPUTACIONAL”

No passado dia 22 de janeiro, os alunos dos 1.º e 2.º anos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participaram numa palestra intitulada “Programação de Computadores & Pensamento Computacional”. Esta atividade decorreu no auditório da Escola Secundária Henrique Medina, e surgiu com a dificuldade da aprendizagem da programação de computadores.

Ver mais


CONHECER CONTEXTOS REAIS DO MUNDO DO TRABALHO

Os alunos dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e de Técnico de Apoio Psicossocial (TAP), do 3. º ano, visitaram o Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria, em Vila Cova, no dia 9 de janeiro.

Ver mais


PROSSEGUIR ESTUDOS DEPOIS DO ENSINO PROFISSIONAL

No final do primeiro período, os alunos do 3.º ano do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), foram visitar a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Unidade Orgânica integrante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Ver mais


3.º TAS DE OLHOS POSTOS NA VISÃO

No âmbito da disciplina de Saúde, na lecionação da temática “Órgãos, Estruturas e Fisiologia da Visão”, o 3.º ano, do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), realizou uma aula no exterior, nas instalações da Ótica “Olhos do Cávado”.

Ver mais


ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA ENTREGOU BRINQUEDOS À LOJA SOCIAL

No dia 17 de dezembro p.p., recebemos na nossa Escola a Srª Engª Alexandra Roeger, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende e Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende, para procedermos à entrega dos brinquedos angariados no âmbito da campanha “Fábrica de Brinquedos-2019”.

Ver mais


“TAPLÂNDIA” ASSINALA ÚLTIMO DIA DE AULAS NA ESHM

A turma do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, na tarde de 17 de dezembro, último dia de aulas antes da interrupção letiva de Natal, dinamizou um conjunto de atividades dirigidas a toda a comunidade escolar.

Ver mais


ALUNAS DO CURSO TÉCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL COLABORAM COM A ESPOSENDE 2000

No dia 15 de dezembro, durante a manhã, 2 alunas do Curso de Técnico de Apoio Psicossocial do 3º ano, a convite da Empresa Municipal Esposende 2000, dinamizaram atividades nas Piscinas Foz do Cávado.

Ver mais


COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Integrado no Plano de Atividades do Clube Europeu Medina, as turmas 8º A e B, 9º A, B, C e D, 10ªE, 11ºH e 1º TGPSI, realizaram cartazes/posters e t-shirts por eles pintadas, subordinados à temática dos Direitos Humanos.

Ver mais


DIA DO VOLUNTARIADO

No passado dia 5 de dezembro, o Clube Europeu Medina, organizou uma atividade de comemoração do Dia do Voluntariado, com a realização de uma visita de Estudo à Loja Social de Esposende.


Ver mais


PALESTRA “GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA”

No passado dia 3 de dezembro, os alunos da turma 1.º ASSI (Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e de Gestão e Programação Sistemas Informáticos) participaram numa palestra intitulada “Gravidez na Adolescência”. Esta atividade, que decorreu na Escola Secundária Henrique Medina, surgiu no âmbito das disciplinas de Saúde e de Redes de Computadores, inserida na planificação da temática Educação Sexual. Contámos, como palestrantes, com a presença da Dr.ª Ana Catarina Carvoeiro e da Dr.ª Mariana Santos, ambas médicas no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Assim, durante cerca de duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir diversos conhecimentos, esclarecendo as suas dúvidas no domínio da Educação Sexual. As duas palestrantes, sempre com o cuidado de utilizar uma linguagem muito acessível para esta faixa etária, interagiram de forma dinâmica com o público, cativando a sua atenção.

Ver mais


ENCONTRO INTERNO DE BOAS PRÁTICAS

No âmbito do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, Quadro Europeu de Garantia de Qualidade para Educação e Formação Profissional, vai a Direção, através da Equipa EQAVET, promover uma Ação de Curta Duração (ACD) na próxima quarta-feira, dia 11, entre as 14h30 e as 17h30. A temática a explorar será a da Avaliação Pedagógica nas Aprendizagens Essenciais na EFP. Neste âmbito, será apresentada a realidade da Escola no que à EFP diz respeito e, com a Orientação da Professora Doutora Luísa Orvalho, tentar-se-ão encontrar estratégias para a valorização da avaliação pedagógica enquanto ferramenta ao serviço do processo de aprendizagem.


BEBRAS - CASTOR INFORMÁTICO

As turmas do primeiro ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) participaram, no dia 25 de novembro, na primeira edição, a nível nacional, do Bebras - Castor Informático, Desafio Internacional de Pensamento Computacional organizado pelo Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com a TreeTree2.

Ver mais


LISBOA GAMES WEEK

Os alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) e do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos (TGEI), da Escola Secundária Henrique Medina, no dia 21 de novembro, visitaram a Lisboa Games Week, que decorreu na FIL, em Lisboa

Ver mais


VISITA DE ESTUDO - 1.º TAS

A turma do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, acompanhada pelas professoras Ana Pinto e Sandra Afonso, diretora de curso e diretora de turma, respetivamente, realizou uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito da disciplina de Saúde.

Ver mais


SESSÕES DE TESTEMUNHOS PARA ALUNOS DOS CURSOS PROFISSIONAIS

Noventa e quatro alunos dos primeiro e terceiro anos dos Cursos Profissionais da Escola tiveram a oportunidade de participar em duas sessões de testemunhos realizadas nos passados dias 12 e 14 de novembro.
Esta iniciativa integra o Projeto Mais Medina Mais Futuro e visa a valorização da Educação e Formação Profissional.

Ver mais


RESULTADOS DOS EXAMES NACIONAIS

 

2018/2019

SESSÃO SOLENE DE ASSINATURA DE PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO NA ESHM

No dia 12 de julho, teve lugar nesta escola a sessão solene de assinatura de Protocolos de Cooperação de âmbito educativo e formativo, com vista a valorizar, dignificar e estruturar a Educação e Formação Profissional.
A iniciar a sessão, alunos dos Cursos Profissionais apresentaram, em jeito de boas-vindas, um conjunto de dinâmicas representativas das atividades desenvolvidas no âmbito da Educação e Formação Profissional da ESHM.Seguiu-se um período de intervenções, proferidas pelo Dr. Hugo Caldeira, que irá acompanhar a Escola no processo de alinhamento com o quadro EQAVET (sistema de garantia de qualidade na Educação e Formação Profissional), pelo Diretor da Escola, Dr. João Furtado, e pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Dr.ª Angélica Cruz...

Ler mais


PASSAGEM DE TESTEMUNHO DOS TUTORES MEDINA

No passado dia 9 de julho, efetuou-se uma cerimónia de agradecimento e reconhecimento aos alunos Tutores Medina do ano letivo 2018/2019. Para o efeito, a Direção, na pessoa da Dr.ª Manuela Ferreira, procedeu à entrega de Certificados a estes alunos e agradeceu, em nome de todos os organismos da nossa escola e comunidade educativa, o empenho, sentido de responsabilidade e dedicação demonstrados ao longo deste ano letivo.
Seguidamente, sob orientação dos psicólogos, Dr. Miguel Durães e Dr.ª Anabela Rodrigues...

Ler mais


SESSÃO SOLENE DE ASSINATURA DE PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO - EQAVET

 

2017/2018

UP CÁVADO: EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS


RANKING 2016

A Escola Secundária Henrique Medina subiu, no Ensino Secundário, e em termos absolutos, do 204º lugar obtido no ano transato para o 80º lugar no ranking das escolas. É a 25ª melhor escola pública a nível nacional. Na verdade, pertencendo a ESHM ao grupo de escolas secundárias com contexto socioeconómico mais desfavorável (contexto 1) ela aparece, no jornal Público, como a 4ª melhor escola nacional do seu contexto, no ranking dos exames, e a 3ª no ranking dos percursos diretos de sucesso, ocupando, neste critério, o 19º lugar absoluto no conjunto e todas as escolas, quer públicas quer privadas, do paí­s.
A Direção felicita o corpo docente, não docente, os alunos e os respetivos encarregados de educação pelos resultados alcançados.

Voltar