Projetos

A Escola mantem um conjunto clubes, oficinas e outras atividades de caráter curricular em parceria com outras instituições que têm um papel muito importante no enriquecimento científico, cultural, social, físico e no desenvolvimento da capacidade empreendedora dos jovens.

Tem em funcionamento diversos projetos:

OBJETIVOS
Eco Escolas Garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
Erasmus + Partilhar práticas pedagógicas entre escolas europeias.
Promover o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo/de projeto.
Promover competências comunicativas e digitais.
Promover a compreensão e a tolerância face às diferenças culturais, sociais, linguísticas e religiosas.
eTwinning Partilhar práticas pedagógicas entre escolas europeias.
Promover o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo/de projeto.
Promover competências comunicativas e digitais.
Clube Europeu Medina Fomentar nos alunos o espírito europeu;
Contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial;
Euroscola Formar cidadãos ativos, intervenientes, solidários e respeitadores dos princípios e valores humanos;
Promover a cidadania europeia;
Fomentar os valores europeus de justiça, diversidade cultural, solidariedade;
Familiarizar os jovens com o funcionamento das Instituições.
Educação para o empreendedorismo Fomentar a apropriação social da cultura e espírito empreendedor;
Criar ambientes de aprendizagem ativa e centrada em projetos.
Desafios SeguraNet Promover uma navegação segura, crítica e esclarecida da Internet.
Conhecer as potencialidades da Internet.
Parlamento dos Jovens Formar cidadãos ativos, intervenientes, solidários e respeitadores dos princípios e valores humanos;
Promover o debate democrático, segundo as regras parlamentares.
SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares) Desenvolver nos alunos dos cursos profissionais competências e conhecimentos nas respetivas áreas;
Promover a saúde oral junto dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo, através de atividades de animação da leitura.
“Cientificamente provável” Contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e secundário e o superior, a partir das bibliotecas;
Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens;
Reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores;
Desenvolver nos jovens competências de investigação, de comunicação e de literacia de informação;
Envolver os jovens em dinâmicas de ciência cidadã e práticas de aprendizagem colaborativa.
Pilhão vai à Escola Sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente as pilhas e baterias portáteis usadas.
Ler+ Espaço Estimular a curiosidade científica, espírito crítico e gosto pela aprendizagem e pela descoberta;
Promover a leitura e a escrita;
Favorecer a colaboração e a interdisciplinaridade;
Desenvolver competências em literacia científica e tecnológica na área da Astrofísica e Ciências do Espaço;
Desenvolver competências de comunicação.
Miúdos a Votos Promover o livro e a leitura;
Conhecer como se desenrola um processo eleitoral, ajudando a formar cidadãos de pleno direito.
Dia da Filosofia Promover Palestras e concursos sobre temáticas da Filosofia.
Concurso de Fotografia Desenvolver a capacidade de observação;
Abordar o tema da imagem;
Promover o gosto pela fotografia.
Hour of Code Incentivar e desenvolver o gosto pelas ciências da computação.
Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de programação.
Concurso de Ensaio Jovem filósofo (2017/2018) Estimular a reflexão Filosófica entre os alunos do ensino secundário e dar a conhecer alguns dos valores que entre os nossos jovens existem.
Colóquio Juvenil de Artes Participar em intercâmbio de experiências pedagógicas;
Promover métodos de trabalho individual e colaborativo, observando princípios de convivência e cidadania;
Promover a aproximação entre escolas e municípios.
Oficina de Ciência Sensibilizar a comunidade para a importância do estudo experimental das ciências;
Consubstanciar a cultura científica dos alunos, dotando-os de competências próprias, no sentido de melhorar as condições de aprendizagem, promovendo o ensino experimental.